A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão unidas e buscam sensibilizar a sociedade piauiense para estar atenta ao surgimento de focos ‘camuflados’ da dengue que contribuem para o surgimento do mosquito.
As recomendações foram repassadas através de palestras dos técnicos dos dois órgãos no prédio da Funasa-PI, durante o dia de Mobilização de Combate a Dengue, que aconteceu na quarta-feira-(09), simultanemaente em todo o Brasil.
Inácio Lima, técnico em Vigilância Ambiental da Sesapi, ressalta que as larvas do mosquito podem se proliferar em outros ambientes, já que a capacidade de adaptação do vírus é muito rápida.
Segundo ele, o mosquito tem o poder de se multiplicar em locais que vão desde um simples copinho de café até em ambientes como fossas sépticas, tela do ar-condicionado, borracharias, lixões a céu aberto, ralo do banheiro e até mesmo em “espelhos d’água” que se formam após as chuvas.
O técnico da Sesapi afirma que o trabalho de prevenção é algo que deve ser feito antes mesmo do período crítico da Dengue se aproximar.
“Mensalmente a Sesapi monitora os municípios, mas não venceremos esta batalha sozinho. Se os gestores se preocuparem somente neste momento e depois do mês de junho, deixarem a Doença de lado a situação só piora. Dengue se combate o ano todo e não somente em período chuvoso”, ressalta.
O Ministério da Saúde vem mobilizando o poder público de todas as esferas e recomenda que a população não deve esperar apenas pelos gestores. No Piauí, a Secretaria de Saúde desde o início do ano vem traçando novas metas e ações para o Plano de Contingência no Combate a Dengue em 2011.
De acordo com Amarilis Borba, Coordenadora de Ações Especiais da FMS, nos últimos anos o mosquito vem procriando em locais onde o cidadão menos imagina. Ela relembra que há casos em que algumas residências estavam tão infestadas de mosquitos que o dono veio a óbito.
“Não podemos dar moleza, no ano passado visitamos a casa de uma senhora que veio a falecer de Dengue em Teresina. A residência por sinal, muito limpa, também tinha piscina; depois de muita vistoria descobrimos o foco no ralo da bomba da piscina, são esses detalhes que não se podem passar desapercebidos”, relata.
Por Adrianno Magno