A Secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, participou na manhã de hoje da abertura do III Encontro Estadual de Secretários Municipais da Saúde do Piauí. O evento acontece durante todo o dia no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM). Em sua fala, a secretária reafirmou o compromisso de trabalhar para transformar a saúde pública do estado. “A saúde está um caos? Não! Eu olho no retrovisor, e quando olho no retrovisor vejo a saúde antes de 1990. Sou do tempo que a pessoa era chamada de indigente. A Saúde poderia estar melhor, se não está, nestes quatro anos vai ter que mudar. É uma decisão política do governador. Esse é o comprometimento do governador. A minha presença na secretaria traduz esse compromisso. Estou como técnica” disse Lilian Martins. De acordo com a secretária, para melhorar a gestão, decisões amargas terão que ser tomadas. “As medidas amargas serão necessárias. Criamos metas para 180 dias. Até junho poderemos ter algum resultado. A saúde vai mudar em seis meses? Não! Mas em seis meses já teremos outras metas. Não estou criando nada e nem inventando a moda. Só estou trazendo experiências que deram certo em outros locais e que podem dar certo aqui”, afirma. A secretária finalizou falando sobre a dengue. Disse que os gestores precisam ser cobrados no tocante a realização de mutirões. “A limpeza pública é necessária, mas não é só isso. Em Teresina, por exemplo, foi constatado que 80% dos focos estão nas residências. A limpeza domiciliar também é necessária. Acredito que isso não seja diferente em todo o estado”, declarou. Ainda de acordo com Lilian Martins, o atendimento imediato após os primeiros sintomas é fundamental. “Tem que procurar o médico logo. Tomar bastante líquido. Não se justifica qualquer tipo de dengue está sendo mandado para Teresina. São coisas pequenas que podem ser feitas”, alerta. Sobre o encontro de secretários, Lilian Martins afirmou que era um momento de trocas de experiências. “Vocês passam pelos mesmos problemas que eu, só que no meu caso o âmbito é maior. Repito que não vou pensar duas vezes para tomar posicionamentos amargos. Vocês ainda vão ouvir falar em Lilian Martins. Estou animada no meu novo desafio e conto com todos vocês”, ressaltou. Mais de 120 secretários municipais participaram do evento. De acordo com a assessora técnica, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, o encontro tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho compartilhada entre o conselho e os gestores. “Queremos saber de que forma o Cosems pode ajudar na gestão. O encontro serve também para acolhermos a nova gestão estadual da saúde”, afirmou a assessora. A reunião foi a primeira do Cosems em 2011.