Durante reunião realizada na manhã desta sexta feira (11), na Escola Fazendária, os municípios do Piauí apresentaram à Secretaria Estadual de Saúde suas estratégias para a campanha de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis durante o carnaval.
Todos os municípios considerados endêmicos às DSTs participaram, dentre eles: Floriano, Água Branca, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçui. O representante da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, Adauto Teodoro, afirma que o município já começou a campanha.
“Recebemos muitos turistas no período do carnaval, então resolvemos aumentar a corrente de combate às DSTs. Estamos capacitando e orientando os profissionais de saúde para tornar essa corrente ainda mais forte” afirma. Floriano firmou uma parceria com a PRF e, a partir o dia 25 de fevereiro, realizará panfletagem nos postos que dão acesso ao município.
A coordenadora estadual de doenças sexualmente transmissíveis, Sandra Cunha, explica que a campanha de prevenção às DSTs está além da distribuição de preservativo. “Temos que trabalhar de maneira didática para que a campanha de prevenção cause mudança no comportamento dos cidadãos”, afirma.
A Secretaria Estadual de Saúde faz a orientação e o acompanhamento para os municípios desenvolverem suas estratégias. A campanha estadual será lançada no dia 17 de fevereiro pela Coordenadoria de Juventude.
Por Flalrreta Alves