Após a inauguração da ampliação e o anexo do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, a Secretaria de Saúde do Estado se prepara para cumprir mais uma meta, dentre as que foram estabelecidas pela Sesapi para cumprimento em 180 dias. Trata-se da profissionalização da gestão dos hospitais regionais através da seleção com vistas à resolubilidade.
“No dia 17 de fevereiro nós daremos o resultado. Eu fiquei muito feliz com essa seleção. Tivemos pessoas com altíssimo nível. Nós vamos conseguir o que queremos que é profissionalizar a gestão”, disse a secretária durante reunião com toda a equipe de governo realizada na manhã de hoje no Salão Azul do Palácio de Karnak.
Ao todos são dez hospitais regionais, sete de referência e 11 regionais de saúde que ganharão novos diretores. “Até o final do mês estaremos nomeando todos os diretores escolhidos através do processo seletivo”, afirmou Lilian Martins.
Outra meta que deve ser cumprida em breve pela secretaria é o início dos trabalhos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Floriano. “É um grande sonho. Só estamos dependendo de um médico especialista”, ressalta a secretária.
Faz parte ainda do projeto de execução das atividades estruturantes de melhoria da capacidade instalada, a conclusão da reforma dos hospitais Getúlio Vargas e o de Corrente, realizar a reforma do hospital de Uruçuí, além da conclusão das UTIs de Piripiri e Oeiras. Serão retomadas também as obras de construção das 34 Ubas.
É meta também da Saúde regionalizar e implantar o atendimento de urgência e emergências (Samu) nos territórios da Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Vale dos rios Piauí e Itaueiras, Valé do Canindé e Alto Parnaíba. “No início de março estaremos entregando 40 ambulâncias das 74 que estão em Teresina”, garante Lilian Martins.
A repactuação do processo de descentralização dos hospitais de pequeno porte para a gestão municipal também é meta da Saúde.
Dengue - Lilian Martins aproveitou a reunião e chamou os secretários das outras pastas para trabalharem o problema da Dengue. “É interessante estarmos trabalhando nos órgãos o problema da dengue. É um problema seríssimo. Qualquer alerta já é importante”, afirmou.
Ao todo, são 17 as metas da Saúde para serem cumpridas até o mês de junho.