O Governo do Estado e o banco alemão KFW discutiram na manhã de hoje no Palácio de Karnak, a execução do Prosar 2 - Programa de Saneamento Básico da Área Rural. O Programa, na sua primeira fase, realizou 30 obras de saneamento básico em 20 municípios piauienses, entre eles Antonio Almeida, Barras, Lagoa de São Francisco. A Secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins participou da reunião.
São obras para abastecimento de água, instalação de banheiros e esgotamento sanitário, somados ao projeto Água de Valor que cuida da dessalinização da água para a criação de peixes e incentiva a caprinocultura com o cultivo da erva sal. O total investido nas obras prontas foi de R$ 26 milhões, contrapartida do Banco Alemão KFW , Ministério da Saúde e Tesouro Estadual . Cerca de 30 mil piauienses tiveram melhora na qualidade de vida.
Durante a conversa, foram avaliados os resultados da primeira fase e definidos os planos para a execução da segunda fase do Prosar. Tendo em vista os resultados, o Banco alemão continuará incentivando o Programa e liberou 5 milhões de Euros ( cerca de 12 milhões de reais) para a execução das 18 obras que devem ser concluídas até o final de 2012.
No momento há duas obras em andamento nas comunidades de São Domingos, em Isaías Coelho e Tamboril, em Oeiras, com 460 domicílios atendidos. Mais quatro projetos devem entrar em processo de licitação. Estes devem beneficiar comunidades rurais de Oeiras, Conceição do Canindé, Itainópolis e Picos.
“ Na sua primeira fase, o Programa foi bem sucedido, por isso o banco manteve o projeto da fase 2, com total apoio financeiro. Os objetivos estão sendo cumpridos, pois eles observaram mudanças relevantes na vida das comunidades atendidas, desde a redução de doenças, a integração dos moradores e a profissionalização dos mesmos”, reforça, Gerardo Vieira, coordenador do Prosar.
Na oportunidadem o governador cobrou do Programa um plano de metas objetivo e mais agilidade do Programa. A exigência está em consonância com o novo projeto Gestão com Resultados, e ainda garantiu que todo o apoio técnico, logístico e estrutural será mantido pelo Governo na realização do Projeto.
O Programa de Saneamento Básico existe no Estado desde 2002, e as suas obras estão incluídas nos gastos obrigatórios com saúde pública. O Prosar tem como objetivos, a diminuição de doenças de veiculação hídrica, fomento para associativismo da comunidade, além de capacitação de mão de obra local.
Por Samira Ramalho