Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde realizaram, no final da manhã desta terça-feira (22), uma inspeção no Parque Potycabana, localizado no bairro dos Noivos, zona leste de Teresina.
A iniciativa, que faz parte das ações de combate à dengue, partiu da Sesapi através da Coordenação de Vigilância Ambiental, a pedido da própria Secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins.
“Essa vistoria faz parte das ações que estamos desenvolvendo em conjunto com todas as secretárias. É do conhecimento de todos que em Teresina 80% dos focos de dengue estão nas casas, nós estamos fazendo a nossa parte com os locais públicos, como a Potycabana”, afirma a secretária.
A equipe formada por quarto técnicos da secretaria verificou as intalações do Parque, que no momento encontra-se em reforma, e constatou que o local apresenta ambiente favorável a proliferação do mosquito causador da dengue.
De acordo com o engenheiro da Vigilância Ambiental, Aécio Kleber de Sales, o local já apresenta focos do Aedes aegypti. “Precisamos tomar uma medida emergencial para evitar que os focos proliferem”, afirma do engenheiro ambiental.
Essa medida deve ser feita pela Prefeitura Municipal, responsável por fazer o controle e inspeção ambiental. “Vamos enviar o relatório da visita para a prefeitura e solicitar que seja colocado nas águas acumuladas um material utilizado para conter a larva do mosquito”, afirma a técnica da Sesapi Patrícia Mendes, que também acompanhou a inspeção.
O relatório da visita será encaminhado à Sesapi e a Fundação Municipal de Saúde. Além da medida emergencial, os técnicos também farão a solicitação para que seja colocadas bombas nas piscinas, para não cumular água parada durante o período chuvoso.
Por Flalrreta Alves