Um comitê formado por representantes de instituições e entidades para controle do Tabagismo no Piauí reuniu-se na manhã desta quinta feira (24) com a finalidade de reestruturar-se e traçar as propostas para o ano de 2011.
Um das propostas apresentadas na reunião, que aconteceu na sede da Secretária de Saúde do Piauí, é a regionalização e ampliação do Comitê. “Nosso objetivo é aumentar as parcerias e receber mais apoio do estado e das prefeituras municipais”, afirma Vanessa Nunes, coordenadora estadual de Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso.
A reunião aconteceu na Sesapi também como forma de apresentar os membros à diretora da Unidade de vigilância e Atenção à Saúde, Telma Evangelista que se comprometeu em avaliar as propostas do Comitê e firmar a pareceria com o Estado.
Formado por representantes da Fundação Municipal de Saúde, Conselho de Saúde, Faculdades e planos de saúde o Comitê de Controle ao Tabagismo existe há mais de dois anos e durante o biênio teve como uma das principais ações, a realização de um fórum estadual para ambiente livre de fumo.
O tabagismo mata cerca de 200 mil pessoas anualmente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca. Além disso, a Organização Mundial da Saúde reconhece o tabagismo como um problema de saúde pública grave, não sendo considerado apenas como um hábito ou sinônimo de sucesso. Dessa forma, a Secretaria Estadual de Saúde apóia as ações promovida pelo Comitê que tem como objetivo intensificar os serviços para reduzir a prevalência de fumantes e o número de mortes causadas pelo tabagismo no Piauí
Por Flalrreta Alves