Dados coletados até a manhã dessa sexta-feira pela Vigilância Epidemiológica do Estado apontam que o Piauí já possui 1.290 notificações de dengue. O aumento no número já é 49.8% maior que o mesmo período do ano passado. Teresina e Piripiri lideram os registros, com 475 e 241 casos, respectivamente, mas há outras seis cidades em situação de alerta. Na última terça-feira, os números apontavam para 1.144 casos notificados no Estado.
No boletim divulgado hoje, não foi registrado nenhum caso de Dengue com Complicação (DCC), Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) ou Síndrome do Choque por Dengue (SCD). Entre os oito municípios com maior incidência de notificações, Barreiras e Capitão de Campos permanecem com o mesmo número, 24 e 27 registros, respectivamente. Piripiri também não registrou avanços, permanecendo com 241 casos notificados.
Já em Matias Olímpio e Luís Correia foram registradas alterações no número, que passou de 159 para 169 casos no primeiro, e de 21 para 36 no segundo. Outros municípios também avançaram nas notificações. E o caso de Pedro II, que saiu de 26 casos no boletim da última terça-feira para 38 registros na contagem finalizada na manhã dessa sexta-feira.
São Raimundo Nonato passou a constar no levantamento da Vigilância Epidemiológica do Estado com 24 casos notificados. E Teresina saiu de 421 notificações para 475.
A Sesapi continua enviando equipes para trabalhar em conjunto com os municípios que apresentam maior número de notificações. “Continuamos alertando aos gestores para que, além de medidas quanto a limpeza pública, sigam também o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e notifiquem todos os casos da doença”, salienta a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins.
A secretária também faz um apelo à população, para que mantenha os domicílios limpos, sem acúmulo de lixo ou água parada. “Sabemos que o combate à dengue só acontece, de fato, se a população abraçar esta causa e fizer sua parte”, pontua.
- Lacen vai fazer mutirão de exames
Os exames realizados até hoje mostram que 150 casos foram confirmados para a dengue somente este mês de fevereiro. Segundo a diretora do Laboratório Central, Symonara Faustino, o número deve sofrer alterações nos próximos dias, em função de um mutirão de exames que o Lacen vai realizar. “Estamos somente aguardando a chegada dos kits enviados pelo Ministério da Saúde, o que deve ocorrer até aproxima quinta-feira, para realizar essa ação”, conta.
Symonara explica, ainda, que este mês foram realizados 150 exames dos 491 cadastrados no Lacen. “Com os kits do Ministério faremos mais 225 acumulados”. Segundo a técnica, outras 100 amostras ainda não chegaram ao laboratório e 26 foram canceladas por falhas coleta.