A manhã desta quinta-feira foi de muita folia para os pacientes do Hospital Areolino de Abreu. Tudo por conta da realização de mais um “Carnaval do Areolino”, evento que virou tradição no calendário festivo do local.
Pacientes e servidores dançaram marchinhas ao som da Banda da Polícia Militar e a da escola de samba “Sambão”. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval, além do Rei e Rainha da Terceira Idade, participaram da folia.
O carnaval, assim como as outras comemorações do ano, é uma oportunidade que os pacientes têm de se socializar e vivenciar a cultura. A supervisora da terapia ocupacional, Nívea Rocha, diz que as festas são importantes na melhora dos pacientes. “Eles se sentem felizes, animados, ainda mais quando os parentes também participam .Isso contribui para a melhora do humor e a convivência em sociedade”, disse a terapeuta.
As famílias dos pacientes também se divertem e acreditam que os eventos são bons para eles. “É uma distração para quem passa tanto tempo internado aqui. O carnaval e natal são as festas preferidas dele e são momentos em que percebo que ele se comporta bem melhor” alegra-se, Antonia Josélia, mãe de Francisco Diógenes, paciente do hospital.
Para os pacientes, o carnaval começou há um mês, quando eles começaram a fazer as suas fantasias e acessórios durante as aulas de terapia ocupacional.
“Essa terapia é outra ferramenta importante para o tratamento deles, onde fazem artesanato, pintura, costura, entre outras atividades que acalmam e trabalham a mente deles. Todas as atividades feitas aqui, tem o objetivo de influenciar positivamente os pacientes, seja pelo humor, auto-estima ou organização das idéias”, finalizou a terapeuta ocupacional.