Na ultima semana, equipes da Diretoria de Vigilância Sanitária visitaram 17 municípios piauienses, de norte a sul do Estado, levando apoio reforçado aos órgãos municipais da Saúde nas ações de combate à dengue no período pré-carnavalesco. Além de vistoriar o combate a vetores da dengue e aprimorar o monitoramento de casos, os técnicos também inspecionaram ações de limpeza nas cidades. Nos municípios que têm tradição de realizar festas de carnaval, como Luis Correia, Parnaíba, Água Branca e Barras, além de apoio às ações de combate aos focos do mosquito aedes aegypti, a Vigilância Sanitária também realizou treinamento com os vendedores ambulantes. “Eles participaram de reuniões e receberam orientações sobre a higiene, conservação e comercialização dos alimentos e bebidas, para que a saúde dos foliões esteja garantida”, disse Lucimá Alves, gerente de controle de estabelecimentos de saúde. Os técnicos da Sesapi também fizeram inspeção em lixões e locais públicos onde podem aparecer focos. Hospitais e postos de saúde foram incluídos nas visitas, que mobilizaram secretários de Saúde municipais, representantes da FUNASA e do Ministério Público. “A grande meta é reduzir consideravelmente e controlar a dengue no Estado. O período chuvoso e de carnaval é onde acontece aumento da infestação pelo mosquito, para isso estamos intensificando o apoio técnico e presencial aos municípios”, reforça a gerente. Ainda segundo Lucimá, a maioria das cidades visitadas está realizando ações de conscientização junto a população. “Aproveitamos para incentivar a limpeza dos domicílios, coleta de lixo regular e a capina das ruas”. A técnica disse que também foi solicitados aos gestores do setor um maior envolvimento das equipes do Programa de Saúde da Família na notificação dos casos e no controle da endemia.