A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está implantando mais um serviço para dar qualidade ao atendimento nos hospitais públicos do Piauí. Técnicos da Sesapi se reuniram na tarde desta terça-feira (01) para conhecer a forma de atuação e as futuras instalações do CIEVS (Centro de Investigação Estratégica e Vigilancia em Saúde).
De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amelia Costa, o Centro servirá para dar mais agilidade no monitoramento e na orientação aos hospitais do interior. A coordenadora ressalta que o funcionamento do CIEVS está previsto para o mês de abril deste ano.
“Estamos apenas adequando a estrutura do Centro, que vai funcionar aqui mesmo na Sesapi, após todo o equipamento chegar, iremos formalizar uma portaria de toda a montagem do Serviço, depois de enviada para o Ministério da Saúde, os técnicos aprovam o local e a partir daí a sociedade poderá utilizar o centro em todo o Piauí”, explica a coordenadora.
O CIEVS será equipado com radio-phones, computadores, aparelho de Video-Conferência e ainda disponibilizará 5 a 6 profissionais da Saúde, entre médicos e enfermeiros. Todos os aparelhos serão doados pelo Ministério da Saúde.
Segundo Amélia, através deste centro, o monitoramento das chamadas para outros serviços, como o Samu e os 0800 será feito com mais eficácia economizando tempo e combustível. “Com os monitoramentos será possível até mesmo tratra um paciente por telefone, pois muitas vezes, a pessoa que liga não precisa da ambulância, e sim de uma recomendação médica, nossos profissionais serão capacitados para fazer este mtipo de atendimento”, ressalta.
Por Adrianno Magno