O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglezias Brandão de Oliveira, disse nesta quinta-feira (3) que está preparando uma equipe médica para receber pacientes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A medida vai possibilitar uma cobertura de 24 horas para os pacientes especializados que venham do HUT, os que estão na UTI e aos casos que necessitem de uma equipe de plantão.
A equipe será composta de clínico geral e cirurgião e profissionais de apoio. Essa equipe vai ficar de plantão no HGV para receber os casos de alta complexidade que necessitem serem transferidos do HUT para o HGV. Essa medida vai agilizar a transferência de pacientes graves e desafogar o Hospital de Urgência de Teresina. “Não adianta somente disponibilizar os leitos, temos que ter profissionais capacitados para atender a demanda e estamos estudando uma maneira de melhorar esse atendimento em parceria com outros hospitais e com o Ministério Público".
Carlos Iglezias explicou que até o fim da semana, atendendo uma solicitação da secretária da Saúde do Estado, Lilian Martins, será estabelecida a implementação de metas quanto ao número de cirurgias a serem realizadas mensalmente por cada profissional médico, de acordo com cada especialidade, do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Essa medida visa a reduzir a demanda reprimida de pacientes que aguardam por uma cirurgia eletiva no Hospital; como por exemplo, as ortopédicas, cuja fila é de 1.200 pessoas.
Segundo o diretor, os médicos terão um número pré-determinado de cirurgias que deverão realizar mensalmente. A medida ainda está em estudo e deverá ser colocada em prática depois do Carnaval.
por Fátima Oliveira