O Hospital da Policia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) vão ceder 70 leitos para ajudar a desafogar o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O HPM entra com 20 leitos e o HGV com 50. Os pacientes que serão transferidos pertencem ao setor ortopédico. As vagas foram disponibilizadas após reunião no Ministério Público Estadual na manhã desta quinta-feira. Um termo de ajuste foi assinado entre estado e município. Segundo a diretora do HUT, Clara Leal, hoje o hospital possui 117 pacientes com problemas ortopédicos. A reunião foi comandada pela promotora Miriam Lago. Participaram representando a Secretaria de Saúde, a secretária Lilian Martins; o superintendente de atenção à saúde, Ernani Maia; o diretor do HPM, coronel Rebêlo; o diretor técnico e geral do HGV, Abimael Soares e Carlos Iglesias respectivamente. Do município esteve na audiência o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, a diretora do HUT, Clara Leal. “Foram liberados mais leitos principalmente para a área de ortopedia tanto no HGV como no HPM, além dos outros leitos que já foram pactuados anteriormente”, afirmou a secretária Lilian Martins. A secretária ressalta que os hospitais de Teresina também receberão pacientes do HUT. “Eles também estão sendo subutilizados”, lembra. Cerca de 80% dos pacientes do HUT são vítimas de acidentes. “Pacientes acidentados quase sempre ficam com sequela, tornando-o caro para a saúde”, destaca Lilian Martins. Para ajudar ainda mais no desafogamento do HUT, a clínica São Lucas irá ampliar para 80 por mês o número de cirurgias ortopédicas. “Ajuda ainda mais a resolver o problema do HUT”, afirmou o superintende de atenção à saúde, Ernani Paiva. A promotora Miriam Lago disse que os diretores dos hospitais envolvidos no termo de ajuste assinado hoje terão 15 dias para apresentar um relatório sobre o andamento das ações. A transferência dos pacientes deve ocorrer o mais breve possível, haja a vista a proximidade do carnaval. “Será montada comissão em conjunto entre a FMS e Sesapi para estabelecer metas e avaliar a situação”, declarou a promotora. Miriam Lago elogiou o engajamento de estado e prefeitura em resolver o problema. O termo vale até o dia 30 de abril. A capital do Piauí fica com 50% do dinheiro repassado para a saúde no Piauí. O Hospital Getúlio Vargas possui 316 leitos, já no HUT são 280.