O Laboratório Central do Estado (Lacen) recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), os kits para a realização de exames que detectam a dengue. O serviço estava interrompido em virtude da falta do material, que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Com os kits em mãos, o Lacen se prepara para dar início a um mutirão de exames. O laboratório já está com farmacêuticos prontos e unidades básicas de saúde preparadas.
De acordo com Drª Simonara Vieira, diretora do Laboratório, o mutirão terá início na segunda-feira. “Estamos com muitos casos nos últimos dias porque agora que o Piauí começa realmente a se preparar para enfrentar o período mais crítico da dengue. As mostras que vieram em fevereiro já foram todas usadas e agora requisitamos mais kits; não vamos perder tempo, a população pode esperar que nossa equipe está pronta para diagnosticar os possíveis casos. Imediatamente os testes serão feitos e os resultados serão divulgados na internet”, frisou.
Simonara Vieira alerta que embora a Secretaria Estadual de Saúde, o LACEN e todos os órgãos estejam empenhados em combater a dengue, se a população não colaborar, o mosquito sempre estará em vantagem. “Não adianta trabalhar com diagnósticos, temos que ter o apoio maciço da população, as medidas preventivas são muito importantes no combate desta doença. Ou trabalhamos juntos ou o Ministério não dará conta de tantos kits”, finalizou.
Por Adrianno Magno