A secretaria estadual de saúde Lilian Martins ressaltou nesta terça-feira (15), a importância da meta dos 180 dias para a população do Estado. Segundo Lilian Martins, os coordenadores, médicos e técnicos envolvidos neste projeto estão empenhados em mostrar os resultados positivos nas áreas consideradas prioritárias da Sesapi.
De acordo com Lilian Martins, os resultados não serão vistos da noite para o dia, porém toda sua estratégia de administrar a saúde pública do Estado está pautada em metas, tanto na capital como todo o interior.
“Temos metas a cumprir, sabemos que são muitos os desafios, estamos readequando a saúde junto com os gestores municipais e com a própria população, faço questão de monitorar tudo pessoalmente para saber onde realmente precisamos melhorar e estamos trabalhando tanto na capital como no interior para até junho mostrar onde conseguimos avançar”, disse.
Lilian Martins reconhece que atualmente um dos principais desafios da secretaria estadual de Saúde é dar mais agilidade aos principais hospitais do Estado. Ela afirma que está empenhada em desafogar o HGV- Hospital Getúlio Vargas, dar mais agilidade ao Hospital de Urgências de Teresina- HUT e oferecer melhor estrutura aos hospitais regionais do interior do Estado.
“Não podemos deixar que os pacientes do HGV esperem por atendimento em longas filas, outro desejo é melhorar as condições de atendimento do HUT; enquanto isso, a nível de Estado, estamos tratando com os gestores municipais as parcerias para melhorar a qualidade e os serviços oferecidos pelos hospitais do interior, com isso diminuiremos a vinda desses pacientes para a capital”, explicou.
Apesar do curto período a frente da Sesapi, Lilian Martins garante que inúmeros avanços já foram conseguidos por sua equipe. Ela ressalta o trabalho da Assistência Farmacêutica do Estado, a ampliação do SAMU, a criação do Núcleo Especializado em Saúde, além das campanhas educativas e capacitações dos profissionais em saúde. “Estamos felizes por triplicar o atendimento nas farmácias populares, atualmente são repassados cerca de 3 milhões de Reais por mês em medicamentos, já nesta semana iremos entregar novas ambulâncias do SAMU em dezenas de cidades e constantemente estamos realizando campanhas que venham colaborar para a saúde de nossa gente e do Estado”, finalizou.
Por Adrianno Magno