A Escola Técnica do SUS entrega hoje (18) os certificados do curso de ‘Cuidador do Idoso’ para 150 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Os alunos são técnicos de enfermagem e saúde bucal dos 39 municípios abrangidos pelo Território do Vale do Guaribas. Após a capacitação, eles serão habilitados para o trabalho direto de promoção e cuidados com a saúde da pessoa idosa.
O curso foi oferecido pela ETSUS de Picos, onde funcionava o antigo Premen do município. A solenidade de encerramento iniciou às 8h30 e permanece durante toda manhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O curso teve carga horária de 100 horas habilitando profissionais na prevenção de problemas, acidentes, promoção da saúde e cuidados específicos com o idoso.
"O cuidador do idoso é uma profissão que tem oportunidade de crescimento no Estado devido ao aumento da expectativa de vida, onde se tornou cada vez mais necessária a preocupação com a saúde e bem estar das pessoas idosas”, disse Solange Araújo, supervisora da Escola Técnica.
Segundo ela, este profissional tem também a responsabilidade de observar o ambiente do idoso, aconselhando adaptações que evitem acidentes e facilitem a vivência das pessoas.
Amanhã (sábado-19), os formandos devem apresentar ao público os seus trabalhos de conclusão de curso, onde constam propostas de intervenção na saúde dos seus municípios.
Solange Araújo lembra que Melhor Idade é a fase da vida em que as pessoas têm mais propensão ao aparecimento de agravos como diabetes, hipertensão e osteoporose, além dos acidentes, como as quedas, as maiores causadoras de fraturas no fêmur. “Com a promoção da saúde é possível oferecer mais qualidade de vida em todas as idades”, enfatiza.