O novo balanço da dengue no Piauí divulgado pela coordenação de Epidemiologia da Sesapi aponta para um aumento de 32% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. No boletim de hoje (18), constam 2.198 notificações da doença, sendo Teresina (842), Piripiri (496) e Matias Olímpio (169) as cidades com os maiores índices registrados.
Municípios como Luís Correia e Avelino Lopes também mostram um avanço da dengue, com 57 e 45 casos, respectivamente. Até o momento, a Sesapi possui três notificações de Dengue com Complicações, sendo uma de Piripiri e outras duas de pacientes de Teresina. Quanto aos possíveis óbitos por Febre Hemorrágica do Dengue, a Secretaria aguarda os resultados de exames enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para se posicionar.
De acordo com a coordenadora do Grupo da Dengue no Estado (GED), Cristiane Moura Fé, a SESAPI continua reforçando a vigilância epidemiológica com ações em conjunto com as autoridades de Saúde nas cidades mais afetadas pelo aedes aegypti. “Iniciaremos uma supervisão em 10 municípios do estado com alto risco de dengue e que lideram as notificações”, diz Cristiane Moura Fé informando que o Ministério Público participará das fiscalizações.
A técnica afirma que o maior problema para o extermínio do mosquito continua sendo os focos nas residências. “Reforçamos o apelo para que a população mantenha seus domicílios limpos, sem lixo ou água parada. Embora essa seja uma ação básica, é de extrema importância e eficiência no combate à dengue”, diz Moura Fé.
Em 2010, nesse mesmo período, o Piauí possuía 1665 casos de dengue. Este ano já são 2.198 notificações. “Como o inverno deve se prolongar, pedimos que a população se mantenha em estado de mobilização e vigilância. O descuido pode resultar em mais vítimas da doença”, diz.
VEJA OS MUNICÍPIOS MAIS AFETADOS PELA DENGUE NO PIAUÍ:
Avelino Lopes (45 casos)
Barreiras do Piauí (24 casos)
Capitão de Campos (31 casos)
Cocal (23 casos)
Floriano (20 casos)
Luís Correia (57 casos)
Matias Olímpio (169 casos)
Pedro II (39 casos)
Picos (28 casos)
Piracuruca (37 casos)
Piripiri (496 casos)
São Raimundo Nonato (22 casos)
Teresina (842 casos)