O governador Wilson Martins e a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, inauguraram nesta terça-feira (22), a reforma e modernização do Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar. A solenidade aconteceu no início da tarde e contou com a presença de diversas autoridades do estado do Piauí.

O HPM possui 99 leitos e atenderá várias especialidades como clinica geral, cirurgia geral, buco-maxilo-facial, ginecologia e odontologia. O setor de ortopedia, especialidade que detém a forte demanda no Estado, ganhou novos leitos.
 
“É um benefício incalculável para a população. É bom ressaltar que esta obra foi iniciada na gestão passada e hoje estamos aqui entregando”, lembrou a secretária Lilian Martins.
 
Para a secretária, o novo HPM será um parceiro importante para o Hospital de Urgencia de Teresina (HUT). “Temos aqui 99 leitos. Vai ampliar o acesso da população. É um parceiro importantíssimo para o HUT, já serão feitas até 400 cirurgias ortopédicas por mês”, ressalta, destacando a Centralde Residuos que o hospital passa a contar.
 
“Será a central mais moderna do Piauí”, enfatizou.
 
Para o governador Wilson Martins, o ociosidade de tempos atrás do HPM deu lugar a modernidade e melhoria no atendimento ao paciente.
 
“Era ocioso e hoje ganha modernidade. Vai ajudar o SUS. Deixou de ser um hospital só militar para atender toda a população. Vai ajudar resolver as demandas do HUT”, disse o governador.
 
O coronel Gerardo Rebelo, diretor do HPM, disse que a reforma do hospital representa uma ampliação do atendimento como um todo, tanto na capital como no interior.
 
“Representa a saude avançar, que é uma meta do governador. Ganhamos uma humanização no atendimento, tanto de quem é colaborador como para o paciente. Temos um melhor acolhimento”, destaca.
 
Até 2008, segundo o diretor, o hospital servia puramente para os policiais e seus dependentes.  “Foi inserido na atenção universal da saúde. A demanda é de 600 cirurgias por mês. Com isso ganha o povo”, comemora o coronel Rebelo.
 
 Com a reforma, ganharam melhorias também  o setor de farmácia, lavanderia, nutrição, departamento odontológico, recepção e setor de admissão do HPM.
 
Outras áreas beneficiadas nas obras foram o refeitório, almoxarifado, diretorias e os setores administrativos, além da urbanização na área externa, com ampliação do estacionamento.
 
Com a integração do HPM ao sistema público de saúde, nas esferas municipais, estadual e federal, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o Hospital passou a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Plamta, Plamte e planos privados de saúde.