A partir de abril, o Estado vai ganhar mais um reforço no combate à Violência, ao Crack e outras drogas. A Secretaria Estadual de Saúde  (Sesapi), começa a traçar as metas e ações do Comitê de Saúde para o enfrentamento ao Crack, Álcool, outras drogas, violência e acidente de trânsito.

O comitê foi instituído através da portaria-000139-2011, pela secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, em 3 de março de 2011.

A expectativa dos coordenadores é de que o Comitê possa ser lançado em um seminário a nível estadual, programado para o inicio de maio. O evento será direcionado a gestores municipais, conselhos, associações de moradores, Instituições de Ensino Superior, além da sociedade civil.

O articulador e membro do Comitê, George Cavalcante, ressalta que os parceiros e a Sesapi tiveram a iniciativa após constatarem através de dados epidemiológicos que o avanço do crack e os milhares de acidentes de trânsito vem vitimando mais pessoas do que certas doenças como a Dengue.

“Vamos agir de forma integrada visando diminuir as vítimas, iremos trocar experiências de prevenção que a Sesapi e outras instituições podem fazer a favor dos dependentes químicos. O objetivo maior é trabalhar de forma conjunta e articulada para diminuir os problemas causados por todos estes males”, explica o membro do Comitê de Enfrentamento.

De acordo com George Cavalcante, o Comitê servirá de reforço a outras ações já iniciadas através da Camara de Enfrentamento ao Crack idealizada pelo Governo Estadual e demais parceiros estaduais, municipais e internacionais.

“A população piauiense entendeu a mensagem do governo do Estado sobre as ações da Camara de Enfrentamento ao Crack, iremos buscar o mesmo resultado, por isso é importante a participação dos gestores municipais, dos movimentos sociais e da população, a partir daqui sairemos com uma proposta definitiva de como agir para combater todos esses problemas”, finalizou.

Por Adrianno Magno