Na próxima semana será inaugurada a Central de Regulação do Samu, que funcionará com médicos de plantão 24 horas para atender todos os municípios piauienses que fazem parte do sistema.  A inauguração, que acontecerá na manhã do dia 30 de março, contará com a presença do governador Wilson Martins, do Coordenador Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Clésio Mello, além da Secretaria de Estado da Saúde, Lilian Martins.

 

A central funcionará no segundo andar do antigo prédio da Fundação Nacional de Saúde, localizado no bairro São Raimundo, zona sudeste de Teresina. O espaço possui quatro salas de aula que deverão capacitar os profissionais através da educação permanente. “Os profissionais constantemente passarão por uma atualização de procedimentos de acordo com a necessidade e determinação da Organização Mundial de Saúde, que está em constante atualização”, afirma a Coordenadora Estadual do Samu, Christhiane Leal.

Além disso, a central telefônica funcionará com uma equipe de pelo menos sete profissionais trabalhando 24 horas, divididos entre o radio operador, telefonista e equipe médica. “Ao atender o chamando, a telefonista passará o caso para o médico, que irá conferir a natureza da ocorrência. Dependendo da situação, o profissional passa as recomendações por telefone ou aciona a ambulância mais próxima para atendimento” explica a coordenadora.

Os municípios terão a responsabilidade de operar as ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde, por isso a necessidade de um treinamento oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde.  Floriano, Bertolínea, Itaueira, Ribeiro Gonçalves, Guadalupe, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Simplício Mendes e São João do Piauí foram os primeiros municípios beneficiados, por já estarem aptos a operar o serviço.

 

“O Piauí está no rumo certo do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de regionalizar o SAMU, aqui não estamos pondo obstáculos, apenas mostrando aquilo que deve ser feito e acreditamos que o SAMU do Piauí possa atender a população de todo o Estado”, finaliza Cristiane.

 

 

Por Flalrreta Alves