Os novos técnicos em epidemiologia do estado estão passando por um Curso Básico de Vigilância Epidemiológica oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde. O curso teve início na manhã desta segunda-feira (28) e terá continuidade até a próxima sexta (01). 

De acordo com a Diretora de Vigilância e Atenção a Saúde do Piauí, Telma Evangelista, serão certificados mais de 40 técnicos que além de Teresina, atuarão em mais nove municípios do Estado. “O objetivo é aumentar a sensibilidade desses profissionais para uma maior atenção à vigilância”, afirma.

O conteúdo dessa formação envolve o alerta para as doenças transmissíveis que ainda atinge grande parte da população, em especial aquelas que têm como objetivo a total erradicação, como sarampo e hepatite. “Os tutores farão alerta para as doenças Imuno preveníveis que ainda são considerados epidêmicas pelo país”, explica Telma.

Além de diagnosticar o ambiente, o técnico em epidemiologia tem a finalidade de recomendar as medidas que levam à prevenção e ao controle das doenças. A vigilância epidemiologia serve de base para fazer essas recomendações e realizar planejamentos. O  Piauí conta com técnicos em todo o Estado, porém, a principal vigilância deve parti da população, principalmente aos agravos que ainda atinge em grande extensão, como a Dengue.

 

Por Flalrreta Alves