Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Bom Jesus terá capacitação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional
O Território Chapada das Mangabeiras vai receber a Capacitação sobre Protocolo do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – Sisvan, nos dias 12 e 13 de abril. A capacitação tem o objetivo de atualizar profissionais na Atenção Básica sobre os protocolos de conduta e critérios para notificação no Sisvan- Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - sobre o estado nutricional da população dos municípios. O publico alvo são os profissionais de saúde dos 25 municípios da região de Bom Jesus, como nutricionistas, médicos, enfermeiros, além dos setores administrativos das secretarias de saúde, responsáveis pela alocação dos dados no Sistema.
“É atribuição da Saúde monitorar e avaliar a situação alimentar e nutricional da população, de forma a detectar casos de má condição nutricional, buscando providências para evitar o surgimento de agravos em decorrência dessa má alimentação. O controle sobre essa situação é tarefa da atenção básica e uma ação de promoção da saúde, por isso é necessário analisar bem a situação e informá-la através do Sistema, só assim poderemos elaborar estratégias de ação”,pontuou Cassandra Muniz, supervisora estadual de alimentação e nutrição.
No Piauí, há ações que complementam o atendimento pela atenção básica, como Programa Nacional de suplementação de ferro e vitamina A, alem de programas de assistência social, como o Bolsa Família.
Os problemas na alimentação implicam em agravos, sobretudo em crianças que necessitam de uma rica alimentação na importante fase do crescimento. Desnutrição, é o estado mais severo da falta de alimentos, ou alimentação inadequada, situação que pode comprometer o desenvolvimento físico e intelectual, também podendo levar à morte nos casos mais graves. A obesidade também está entre os maiores problemas nutricionais de crianças, atualmente.
As ações da Atenção Básica, também monitoram o estado nutricional de adultos, idosos e gestantes. Neste último, a alimentação inadequada pode resultar em agravos sérios para mãe e bebê, seja na falta de alimentos ou no abuso dos pouco saudáveis. A nutrição, ingestão de nutrientes essenciais, influencia na proteção natural do corpo, prevenindo doenças infecciosas, e agravos crônicos como a diabetes e hipertensão.
Programação
CAPACITAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – SISVAN
DIAS:12 a 13 /04 de 2011
LOCAL:Bom Jesus
PÚBLICO:PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DOS MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO CHAPADA DAS MANGABEIRAS
1º DIA
8:00H: Abertura
8:30H: Introdução
9:00h: Protocolos do SISVAN por fase da vida
Crianças
10:00h: intervalo
10:15h: Crianças
12:00 – 13:30h: Almoço
13:30h: Adolescentes:
14:30h: Gestantes:
15:30h: Intervalo
15:45h: Adultos:
16:45h: Idoso:
2º DIA:
8:00h: Caderneta de Saúde da Criança
8:30h: Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional
9:00h: SISVAN web
10:00h intervalo
10:15h: Programa Bolsa Família – Condicionalidades da Saúde
11:00h: Programas Nacional de Suplementação de Ferro e Vitamina A
12: 00h: Encerramento