“Só quem realmente precisa dos remédios sabe da importância dos medicamentos. Por isso, mesmo com a pouca procura no último sábado, resolvemos fazer o mutirão”, a declaração foi feita nesta segunda-feira (28) pela Diretora de Assistência Farmacêutica Natália Ayres.
 
O mutirão realizado com apoio da Secretaria estadual de Saúde (SESAPI), esteve durante todo o último sábado disponibilizando o medicamento micofenolato de mofetila, mas de acordo com Natalia Ayres, apenas três pacientes procuraram o local. Os 25 mil comprimidos estão disponíveis no horário normal de 8h às 18h.
 
A diretora explica ainda que o medicamento que estava em falta desde o dia 3 deste mês é exclusivo para pacientes transplantados. O micofenolato de mofetila é essencial para evitar a rejeição de pacientes que adquiriram um novo órgão.
 
No Piauí  cerca de 150 pessoas, a maioria pacientes renais, dependem do remédio, que tem um alto custo e não pode ser  vendido. Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica, os remédios devem durar até o final de abril, mas um novo pedido já foi feito para o mês maio, e sempre será feito com 30 dias de antecedência, evitando a falta do remédio no estoque.
 
“Entregamos desde sábado este medicamento em regime de mutirão. A partir desta segunda-feira, já enviamos o restante das  unidades para os Centros de Distribuição de Medicamentos do interior, e sempre estamos preocupados tanto com a entrega quanto com o atendimento aos pacientes; por isso nossos farmacêuticos atendem com toda atenção aos nossos pacientes”, acrescenta.
 
O atraso na entrega dos medicamentos ocorreu pelo fato da primeira colocada no pregão 142\2009 ter confirmado que não poderia entregar o medicamento. Desta forma, a segunda colocada foi convocada a fazer a entrega de forma imediata.
 
A Assistência Farmacêutica funciona de segunda a sexta feira em Teresina e mais oito cidades do interior: Picos, Campo Maior, Parnaíba, Piripiri, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus do Gurguéia. O telefone para dúvidas e outras informações é o seguinte: 32219098.
Por Adrianno Magno