Todos os dias centenas de pessoas no Piauí procuram o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Movel de Urgência), através do número 192.
 
A Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), pretende a partir do dia 7 de abril proporcionar um melhor atendimento com a inauguração da Central de Regulação do Samu,que estará atuando com toda a estrutura de rádio, ambulâncias, internet e consultas.
 
De acordo com a gerente do Samu no Piauí, Christiane Leal, todas as exigências do Ministério da Saúde já foram atendidas pela Sesapi, restando agora os municípios capacitados, colocarem a infra-estrutura firmada entre Governo do Estado, Município e Governo Federal.
 
“Toda a parte que cabe ao governo Estadual já foi resolvida, vamos a partir do dia 1º de abril já está funcionando para no dia sete inaugurar e levar para o nosso estado essa tão sonhada central de Regulaçaão, agora inaugurada pela secretária Lilian Martins”, ressalta.
 
A Central de Regulação do Samu, funcionará com médicos de plantão 24 horas para atender todos os municípios piauienses que fazem parte do sistema.  A inauguração, contará com a presença do governador Wilson Martins, do Coordenador Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Clésio Mello, além da Secretaria Estadual de Saúde, Lilian Martins.
 
A central funcionará no segundo andar do antigo da Fundação Nacional de Saúde, localizado no bairro São Raimundo, zona sudeste de Teresina. O espaço possui quatro salas de aula que deverão capacitar os profissionais através da educação permanente.
 
Além disso, a central telefônica funcionará com uma equipe de pelo menos sete profissionais trabalhando 24 horas, divididos entre o radio operador, telefonista e equipe médica.
 
 “O nosso Estado há muito estava esperando por esta Central, os pacientes receberão mais atenção a partir do momento que falar ao telefone com os operadores até a chegada das ambulâncias. A Central chega para dar mais praticidade e qualidade aos atendimentos e brevemente vamos juntar a experiência da equipe da Sesapi com os novos profissionais para garantir essa melhoria”, garantiu.
 
Os municípios terão a responsabilidade de operar as ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde, por isso a necessidade de um treinamento oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde.  Floriano, Bertolínea, Itaueira, Ribeiro Gonçalves, Guadalupe, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Simplício Mendes e São João do Piauí foram os primeiros municípios beneficiados, por já estarem aptos a operar o serviço.
Por Adrianno Magno