O  Piauí realizará, em breve, exames para tipagem de vírus da dengue. O kit Polymerase Chain Reaction Real Time (PCR em Tempo Real em português), equipamento adquirido pela Sesapi no início desse ano, utiliza tecnologia de biologia molecular e permitirá que os resultados sejam conhecidos em até 4 horas. O início dos exames depende somente de uma capacitação do Ministério da Saúde para os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Com o novo equipamento, as amostras coletadas em pacientes do Piauí não serão mais enviadas ao Lacen do Ceará, que é o laboratório de referência para toda a região.   “É um grande avanço e uma grande conquista para a Saúde de nosso Estado. Além da qualidade do exame, a agilidade será um grande diferencial”, diz Simonara Vieira, diretora do Lacen.

Segundo a técnica, a análise das amostras no Ceará pode levar de 15 dias até 1 mês, porque é feita com a metodologia de cultura celular, que é mais demorada. “Nós trabalharemos com o que há de mais avançado para essa área. Teremos resultados em tempo real”, pontua.

Simonara Vieira diz que o Lacen aguarda somente uma capacitação do Ministério da Saúde para começar a utilizar a nova tecnologia. “O Ministério vai fazer um grande treinamento reunindo grupos de vários estados que também passarão a dispor do equipamento”.

A tipagem da dengue é importante porque aponta quais os tipos de vírus da doença estão ativos no Estado. “A sorologia, que indica se o paciente está ou não com dengue, já é feita por nós e atende a todo o Piauí. Com a nova tecnologia estaremos nos cercando de maiores informações e com um controle mais ágil sobre o perfil da doença no Estado”, explica.

O PCR em Tempo Real também pode ser utilizado para avaliar os casos de meningite bacteriana.