A Sesapi (secretaria Estadual de Saúde ) e dezenas de órgãos piauienses entram na Campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS), do “Dia Mundial Contra o Tabaco”. Para comemorar este evento que acontece dia 31 de maio, no Piauí, a Sesapi já se articula para tratar dos últimos detalhes e das ações que serão realizadas juntamente com parceiros do Comitê Estadual contra o Tabaco.
 
As atividades serão discutidas na terceira reunião do Comitê nesta quarta-feira (30), a partir das 08h no Auditório da Vigilancia Sanitária, no bairro Primavera.
 
A coordenadora da Atenção ao Adulto e o Idoso da Sesapi, Vanessa Nunes, aproveita a oportunidade para convidar a população e alertar para os perigos do tabagismo. “Algumas ações são voltadas para os viciados em cigarro, mas estamos articulando idéias e estratégias para mobilizar os piauienses e os nossos parceiros no combate a esta doença que mata aos poucos a nossa população”, frisou.
 
A coordenadora alerta sobre a Importância para a Saúde Pública que o uso do tabaco causa:
·         Produz um índice alto de mortalidade e morbidade;
·         O tempo prolongado entre a exposição ao uso do tabaco e a dependência à nicotina e muito mais tarde suas doenças e morte, faz com que as pessoas não valorizem o problema;
·         Depois, a maioria das pessoas não está alerta para o fato do fumante passivo.
 
Outro ponto importante é que muitos pacientes não estão conscientes do risco do fumante passivo para a sua família. Por exemplo, crianças expostas ao fumo são 50% mais susceptíveis a sofrer danos nos seus pulmões e ter problemas respiratórios, como asma.
 
“Portanto, como membro da equipe de saúde do Adulto e do Idoso, nós da Sesapi temos o dever de alertar os pacientes para os assuntos de saúde pública que podem ter um impacto para eles e suas famílias”, destaca Vanessa Nunes.
 
Por Adrianno Magno