O Aeroporto Petrônio Portela realizou, hoje pela manhã, uma inspeção reforçada contra a Dengue em todo o seu parque aeroportuário. A operação envolveu 20 técnicos da Anvisa , Infraero e Fundação Municipal de Saúde no trabalho de busca e eliminação de focos do mosquito. “O aeroporto é a porta de entrada e saída de pessoas, em conseqüência pode ser uma porta para as doenças infecciosas. O espaço é amplo e necessita de ação reforçada e periódica. É preciso estar atento, para não oferecer riscos aos usuários, funcionários, nem à vizinhança”,  explicou Lucia Silva, fiscal da ANVISA no Piauí.

Além da vistoria, funcionários da Anvisa trabalharam no estande educativo  montado no interior do aeroporto, oferecendo material educativo aos usuários do terminal.

Durante a vistoria, agentes de endemias encontraram alguns focos que foram rapidamente eliminados. “Também identificamos locais potenciais para o surgimento da doença e prevenimos o aparecimento. Mas há, ainda, pequenos detalhes não observados pela população, como uma simples tampa de garrafa, folhas caídas no chão ou acumuladas no telhado que podem juntar  água e virar foco de dengue”, ressalta Ranilson Costa, supervisor de endemias do município de Teresina.

“A grande maioria das pessoas tomou consciência sobre os riscos e a prevenção da dengue. O desafio é educar o resto da população que ainda não compreendeu o recado. Mesmo a minoria pode por em risco todo o trabalho de prevenção e a saúde de todos”, reforça Ranilson informando que em um único foco podem ser encontrados até 300 ovos de uma reprodução do mosquito fêmea. “Desses, cerca de 100 podem virar mosquitos contaminados pelo vírus da dengue. Apenas um mosquito atinge várias pessoas”, reitera o técnico.

Palestra – As atividades continuam amanhã (31), quando a Gerência de Zoonoses do Município ministrará uma palestra sobre o ciclo da dengue, às 9 h, para usuários e trabalhadores do aeroporto. No dia 1º. , os técnicos voltam a se reunir a partir das 8 horas, na Praça do Itaperu, partindo para a vistoria nas residências vizinhas ao aeroporto de Teresina.