Terminou na tarde desta quarta-feira (30), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), o treinamento dos novos gestores de hospitais e regionais da Saúde. O curso, que tem por objetivo dar suporte de conhecimento para que eles identifiquem erros e atuem de forma preventiva, teve início na segunda-feira (28).

“Foi além da nossa expectativa. Tivemos mais participantes do que o previsto”, disse Milde Lemos, gerente de controle interno da CGE e coordenadora do curso.

Na segunda-feira os participantes tiveram palestras que trataram de temas como “Atribuições do Gestor, Noções de Orçamento Público e Licitação e Contratos. Na terça-feira foi a vez do tema Execução Orçamentária. Hoje, no encerramento, as palestras envolveram assuntos como Prestação de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), Organização dos Serviços de Saúde e Financiamento do SUS.

A Secretaria de Saúde participou com representantes levando aos novos gestores temas como Assistência Farmacêutica, Atenção ao Paciente com Dengue e Imunização, além da implantação do Serviço de Atenção às Mulheres vitimas de violência sexual, além de regionais de saúde.

“A gente já acompanha o trabalho dos antigos gestores e vamos continuar acompanhando nessa nova fase. Na verdade, esse curso é um trabalho preventivo promovido pela Controladoria”, informa Milde Lemos.

Para o diretor Jarbas Nogueira do hospital Regional Eustáquio Portela, da cidade de Valença, os dias de Curso são fundamentais para os gestores não cometerem erros comuns. Ele avalia bastante positiva a iniciativa da Sesapi. “Antigamente os gestores de hospitais coordenavam suas atividades sem um mínimo de experiência, agora nós iremos dar inicio a administração tendo noções de como funciona a saúde pública. A partir de agora se algum diretor errar não foi por falta de preparo”, enfatiza.

Um dos maiores hospitais do interior, o Hospital Dirceu Arcoverde, da cidade de Parnaíba também mandou seu representante, o diretor Fares José de Moraes.

Ele reconhece que o curso não irá suprir todas as necessidades do Hospital, mas contribuirá bastante com os conhecimentos e palestras repassadas ao longo do Encontro. “Sabemos que as dificuldades de qualquer hospital público são inúmeras, nosso caso o maior problema é recurso humano, mas através deste encontro temos a certeza de que a secretária está preocupada em amenizar estes problemas nos capacitando e levando mais qualidade para a saúde pública do Estado”, destaca.

Por Herlon Moraes e Adrianno Magno