O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou na manhã desta quarta-feira (30) à secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, que estará em Teresina em abril para inaugurar a Central de Regulação do SAMU estadual. Padilha pediu apenas que a data fosse alterada do dia 7 para o dia 8, em virtude de compromissos já firmados em sua agenda.

A Sesapi aproveitará a solenidade para entregar mais ambulâncias do serviço móvel de urgência a mais municípios que concluiram as bases do Samu e a capacitação dos técnicos.
 
"Aceitamos prontamente mudar a data. Esse será um momento importante para a Saúde do Piauí,quando implantaremos um serviço que vai dar um salto de qualidade no atendimento de urgência móvel no Estado. É importante contarmos com apresença da maior autoridade da Saúde no país, até para discutirmos a vinda de mais benefícios para o nosso estado", disse Lilian Martins ao informar que a confirmação da interesse de Alexandre Padilha em participar da inauguração da centra de regulação chegou através do cerimonialista Milton Filho, o Miltinho, que é piauiense e hoje trabalha no Ministério da Saúde.
 
A Central de Regulação do Samu funcionará com médicos de plantão 24 horas para atender todos os municípios piauienses que fazem parte do sistema. 
 
A central funcionará no segundo andar do antigo prédio da Fundação Nacional de Saúde, localizado no bairro São Raimundo, zona sudeste de Teresina. O espaço possui quatro salas de aula que deverão capacitar os profissionais através da educação permanente.
 
Além disso, a central telefônica funcionará com uma equipe de pelo menos sete profissionais trabalhando 24 horas, divididos entre o rádio operador, telefonista e equipe médica.
 
Os municípios terão a responsabilidade de operar as ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde, por isso a necessidade de um treinamento oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde.  Floriano, Bertolínea, Itaueira, Ribeiro Gonçalves, Guadalupe, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Simplício Mendes e São João do Piauí foram os primeiros municípios beneficiados, por já estarem aptos a operar o serviço.