Cumprindo planejamento da Sesapi, que prevê visita às Regionais de Saúde, a secretária Lilian Martins esteve na manhã desse sábado (02) em Picos, a 310 km da capital. Acompanhada de representantes do Ministério Público, da Procuradoria Estadual da Saúde e diretores da Sesapi, ela realizou reunião com funcionários Hospital Regional Justino Luz (HRJL) e visitou todas as dependências do local.

A supervisão buscou detalhar a real situação do hospital, que atende a população de Picos e mais 50 municípios da macrorregião. Lilian Martins conversou com pacientes e ouviu dos funcionários e demais autoridades, as falhas apontadas no hospital e possíveis soluções para a melhoria no atendimento. “O hospital tem uma boa estrutura e profissionais qualificados para vários tipos de especialidades; mas os problemas são muitos, desde administrativos à falta de médicos, além de leitos construídos em locais inadequados”, avaliou.

Segundo a secretária, a partir daquela visita será estabelecido um plano de metas para a correção das falhas apontadas. “Esperamos dar uma resposta à população o mais breve possível e, para isso, contaremos com o empenho dos dirigentes e dos profissionais desse hospital. Não mediremos esforços”, destacou.

Para o promotor de Justiça, Marcelo Araujo, a secretária deve continuar realizando estas vistorias dentro dos hospitais.  “Não temos dúvida de que a melhoria da saúde publica passe por debates e diálogos. Se a secretaria deixa seu gabinete  e vem em loco visitar o hospital e discutir os problemas, este é um importante passo para as alternativas que venham melhorar os serviços”, disse ao afirmar que o Ministério Público será parceiro da Sesapi. “Estaremos prontos para cobrar as metas e fiscalizar o trabalho de cada membro que constrói a saúde pública do Estado”.

Além de constatar como vem funcionando o HRJL, a secretária também recebeu demandas de funcionários e solicitações do Sindicato dos Enfermeiros (Sindespi). Lilian Martins esteve acompanhada da diretora Valdeci Leite, do promotor do Ministério Público (comarca de Picos), Marcelo Araujo, da procuradora estadual da Saúde Samia Beatriz e diretores da Sesapi, como o médico Ernani Maia.

“Tenho uma obsessão neste governo: dar melhores condições de atendimento ao povo do nosso Estado”, diz Lilian Martins ao lançar Plano de Metas para Hospital de Picos.

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL) foi tema de um fervoroso debate entre profissionais que atuam na Regional e a secretária estadual de Saúde Lilian Martins. O evento, realizado durante toda a manha do último sábado (02), no SEBRAE de Picos, reuniu cerca de 50 técnicos, entre médicos, enfermeiros, pediatras e diretores. Os deputados estaduais que representam a região também participaram do encontro.

Após duas horas de discussão, Lilian Martins determinou a criação de uma Comissão Fiscalizadora para acompanhar o cumprimento do Plano de Metas daquela regional, que será entregue até o próximo dia 13 de abril. “Tenho uma obsessão neste governo: dar melhores condições de atendimento ao povo do nosso Estado, e isso será possível através de metas e dedicação. É isso que estamos fazendo aqui e vamos continuar fazendo em todo o Piauí”, enfatizou.

Durante toda a reunião, Lilian Martins, a diretora do Hospital Valdeci Leite, o promotor de Justiça Marcelo Araujo e a procuradora estadual da Saúde, Samia Beatriz, ouviram todo tipo de reclamações, desde a ausência de plantonistas, falta de compromisso por parte de alguns profissionais até falta de materiais para cirurgias. A secretária afirmou que aquele era um momento importante e de transparência na gestão pública e que trabalhará para obter respostas em curto prazo. “A população espera esse compromisso de nossa parte”.

Entre os funcionários, o pediatra Dr José Soares foi o primeiro a se pronunciar. O médico apontou alguns problemas relacionados com a pediatria do Hospital Regional. Segundo ele, o atendimento às crianças fica prejudicado porque certos procedimentos são feitos apenas por ele, já que os outros profissionais não são qualificados.

“Queremos trabalhar a favor da saúde de Picos, mas nos faltam recursos. Quando estou na minha clínica particular sou chamado às pressas ao Justino Luz para auxiliar em certos procedimentos. Às vezes não sei se deixo meu paciente ou se vou ao hospital”, comentou o médico.

O Hospital de Picos atualmente conta com um quadro funcional de aproximadamente 450 funcionários ativos e realiza cerca de 10 mil procedimentos médicos por mês.  A unidade responde pelos atendimentos da população da cidade e de milhares de pessoas dos outros 50 municípios da macrorregião.

Termo de Ajustamento de Conduta - Ao final do encontro, a secretária Lilian Martins, o corpo clínico do hospital de Picos e o promotor de Justiça Marcelo Araújo assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta. O documento apontava, entre outros itens, as principais reivindicações dos profissionais do Hospital Justino Luz. Questões como o reconhecimento da Semi-Intensiva junto ao SUS, concurso público e as melhorias nos serviços de Raio-X foram assinaladas.

“Estamos lutando para diagnosticar os principais problemas e através das metas, ampliar o atendimento aos nossos pacientes. Temos o MP como parceiro para fiscalizar o cumprimento dessas metas e estamos confiante no trabalho dos profissionais que irão se comprometer mais ainda a partir de agora”, salientou a secretária.

Participaram também da reunião os deputados estaduais Tadeu Maia Filho, Belê, Nerinho e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Warton Santos. Todos deram sugestões e se comprometeram em fiscalizar e acompanhar os avanços na saúde na grande Picos.