Sobe para 2.964 as notificações de dengue no Piauí, conforme boletim divulgado na manhã de hoje (05) pela Vigilância Epidemiológica do Estado. O aumento é de 23,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram registrados três casos de Dengue com complicação e outro de Febre Hemorrágica do Dengue.

De acordo com os levantamentos da Vigilância Epidemiológica, em abril de 2010 o Piauí possuía 2.399 notificações da doença.

Este ano, os municípios mais atingidos pela dengue são Teresina, com 1004 registros; Piripiri, 622, e Matias Olímpio, 173 notificações. Os municípios de Avelino Lopes (58), Pedro II (61), Piracuruca (58) e Luis Correia, com 83 casos, não ampliaram as notificações na última semana. No entanto, a cidade de Parnaíba cujo número permanecia estável, saltou para 127 casos registrados.

A Sesapi continua com equipe percorrendo os municípios mais afetados do Estado. Na última semana, os técnicos da Saúde visitaram 10 cidades da região Norte. “Eles agora seguirão para outras áreas com alto risco de dengue. A meta é visitar todos aqueles que são prioridade para o combate à doença e reforçar junto às autoridades locais as técnicas de prevenção, entre outras medidas”, assinala Cristiane Moura Fé, gestora do Comitê Estadual da Dengue.

SUBNOTIFICAÇÕES - Moura Fé chama atenção ainda para os casos de subnotificação da doença. Segundo ela, há municípios que não estão repassando os número da dengue para o sistema da Sesapi. “A notificação é estratégica para os municípios. Com base nesses números a Secretaria planeja as estratégias de combate à doença e também o reforço para cada cidade afetada. Quando os gestores deixam de notificar, quem mais paga é a população, porque a cidade deixa de receber o suporte adequado às ações locais”, assinala.

VEJA OS NÚMEROS DA DENGUE:

 

Avelino Lopes (58 casos)

Capitão de Campos (31 casos)

Cocal (31 casos)

Esperantina (33 casos)

Floriano (31 casos)

Luís Correia (83 casos)

Miguel Alves (28 casos)

Matias Olímpio (173 casos)

Parnaíba (127 casos)

Pedro II (61 casos)

Picos (47 casos)

Piracuruca (58 casos)

Piripiri (560 casos)

São Raimundo Nonato (29 casos)

Parnaíba (127)

Teresina (997 casos)