A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informa que a criança de 1 ano e 4 meses de idade atendida pelo Hospital Regional Chagas Rodrigues, no último domingo, em Piripiri , recebeu o tratamento adequado naquela Unidade de Saúde.

Conforme informações do Dr Luciano Cardoso, diretor do hospital, a criança deu entrada no hospital com quadro intenso de bronco-espasmo (insuficiência respiratória), recebendo do médico plantonista todo o cuidado e procedimentos indicados para o caso, entre os quais a aplicação de medicamentos, utilização de aerosol e oxigênio. Como o quadro não evoluiu satisfatoriamente, a criança foi entubada até que estabilizasse para, em seguida, ser transferida para Teresina em uma ambulância de suporte avançado do Samu, considerando que não poderia ser removida em ambulâncias comuns. Todo o percurso da criança foi monitorado por profissionais de Saúde (médico e enfermeiro) e, apesar do aparato utilizado disponível no veículo, ela sofreu parada cardíaca e veio a óbito.

A Sesapi informa, ainda, que o hospital de Piripiri possui duas ambulâncias, sendo que uma está em manutenção e a outra estava com um paciente em Teresina, sendo inverídica a informação de que aquela unidade não possui veículos para atendimento e suporte aos pacientes. Quanto à questão da abertura das UTI´s do hospital, a mesma integra a meta de trabalho da Secretaria e devem ser abertas até julho deste ano.

Cabe destacar ainda que apesar de se tratar de hospital regional e ser subordinado à Sesapi, o município possui autonomia para dar suporte àquela unidade, considerando que Piriripi é uma das poucas (no total são nove) cidades do Piauí que é Gestão Plena em Saúde, ou seja, recebe recursos diretamente para arcar com a manutenção de todo o sistema de saúde.

A secretária Lilian Martins lamenta o uso político de questões ligadas à Saúde e reitera que toda a equipe da Sesapi trabalha diuturnamente para ampliar o acesso e em tempo adequado atender as necessidades da população.