A secretária de Saúde, deputada Lilian Martins, visitou no final da manhã de ontem (4) o prédio onde funcionará a central estadual do Samu, que está com inauguração agendada para às 11 horas, dessa sexta-feira (08). A central responderá pela regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência nos municípios piauienses.

A central estadual iniciará essa semana regulando  o atendimento em 90 cidades  do estado, a maioria da região sul do Piauí. Mas a meta da Sesapi é integrar todos os municípios à central durante a atual gestão do órgão. Na central, equipes de profissionais da Saúde vão se revezar em plantões de 24 horas para atender as chamadas do 192 registrados no sistema.

‘Os municípios cadastrados receberam as ambulâncias do Ministério da Saúde e os profissionais estão passando por uma capacitação sobre as regras de atendimento móvel, determinadas pelo protocolo do órgão. Acredito que até o final do semestre todos estarão aptos a realizar esse trabalho”, explica Cristiane Leal, coordenadora da central.

A Central funcionará no segundo andar da 4ª  Regional de Saúde ( antigo prédio da Funasa), localizado na Vila São Raimundo, bairro Itararé, zona sudeste de Teresina.

A estrutura tem duas salas de aulas para os cursos de capacitação, setor de telefonia,  refeitório e sala de repouso para os plantonistas. “Os funcionário já estão contratados, estamos só aguardando a inauguração oficial para o serviço começar a funcionar 24 horas”, pontua.

Durante a inauguração da Central de Regulação, também serão entregues 16 ambulâncias, que irão beneficiar municípios como Anísio de Abreu, Regeneração, Miguel Alves, Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato, Corrente, Caracol e Eliseu Martins.