O governador Wílson Martins se reuniu nesta quarta-feira (06), no auditório da Escola Fazendária, com todos os gestores da Administração Direta e Indireta do Estado para dar início a formulação do Plano Plurianual 2012-2015. O chefe do Executivo fez um apanhado das ações que deseja realizar em todas as áreas. Na social, Martins destacou metas da Saúde.

Para Wílson Martins é meta de seu governo, através da Secretaria de Estado da Saúde, implantar Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todas as cidades do Piauí. “Já as UPAs, vamos levar para cada distrito”, frisou o governador.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Wílson Martins elogiou a secretária estadual da Saúde, Lilian Martins, pela aprovação da PPI (Programação Pactuada Integrada) entre os municípios do estado. Desde 2005 a PPI não passava por uma revisão.  A aprovação aconteceu na última sexta-feira pela Comissão Bipartite da Sesapi.

Sobre municipalização, o governador disse que não basta apenas entregar os hospitais para a administração local. “É preciso entregar e discutir o andamento. Por isso a necessidade de uma co-gestão”, afirmou.

O governador defendeu ainda a realização de concurso para médico e enfermeiro. “Queremos um médico e enfermeiro do estado em cada cidade. São duas pessoas aptas a participarem da co-gestão com os municípios”, afirmou.

Segundo Wílson Martins, a intenção é ter em cada cidade aparelhos de Raio X, postos de coleta para exames como sangue, urina, dentre outros. “Com isso evitaremos que muitos pacientes venham para Teresina”, declarou.

A construção do Hospital Materno-Infantil também é prioridade na administração estadual. Wílson Martins finalizou falando do SAMU estadual e do Hospital Regional de Picos.

“Precisamos priorizar o hospital de Picos”, disse.