A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, através do superintendente de Assistência à Saúde, Dr Ernani Maia, participou no início desta semana de uma reunião no Ministério Público. O encontro reuniu gestores de hospitais públicos de Teresina, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopoldino e a promotora de Justiça, Claudia Seabra.

Na oportunidade, os diretores de quatro hospitais da Zona Norte de Teresina apresentaram um relatório contendo os principais problemas e as possíveis medidas que devem ser adotadas pelos profissionais e pela Fundação Municipal de Saúde.

Já o relatório da Sesapi será apresentado ao Ministério Público no próximo dia 7 de abril. Para o diretor,  a parceria entre o Ministério Público e os gestores de saúde estimula a se pensar uma saúde mais próxima da população.

Ernani Maia acompanhou atentamente os relatos dos diretores, trocou sugestões com os mesmos e comparou as informações com o documento sobre as ações que os hospitais geridos pela Sesapi deverão realizar.

“Temos que evitar problemas de longas filas, superlotação e ausência de médicos; para isso a parceria entre as esferas municipal, estadual e federal é fundamental para que isso ocorra no menor tempo possível”, acrescentou.

Segundo Ernani Maia, a reunião também será o momento para o Ministério Público e os gestores realizarem uma avaliação apurada dos Hospitais da Policia Militar do Piauí (HPM) e Hospital Getulio Vargas (HGV).

O Encontro vai analisar as falhas e as ações que serão implantadas para amenizar e até eliminar os problemas existentes na Rede Estadual de Saúde.

“É difícil falar em saúde pública e não citar os problemas, mas estamos nos esforçando para prestar um melhor serviço aos piauienses o mais rápido possível,o Ministério Público tem o dever de fiscalizar e nós quanto gestores de buscar solução para dar um atendimento de qualidade”, finalizou.

Por Adrianno Magno