Mais de 300 mil cartões de acompanhamento do paciente com suspeita de dengue já foram distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí as regionais de saúde do Estado. A afirmação é da responsável pelas ações educativas de vigilância ambiental no Piauí, Socorro Milhomem.

“Desde o mês de janeiro estamos encaminhando material informativo e cartões de acompanhamentos para as Regionais de Saúde, responsável por direcionar aos municípios”, explica.

Cada município recebe uma quantidade de cartão proporcional a sua população. Teresina já distribuiu 40 mil desses cartões.

“Disponibilizamos uma maior quantidade de cartões para Teresina, porque é a cidade que tem o maior número de habitantes do Estado, além de também ser a cidade com o maior número de notificações de dengue”, declara Milhomem.

Além de conter uma série de recomendações e informações aos pacientes, no cartão devem ser registrados todos os dados clínicos do paciente para, no caso de alguma suspeita de dengue, as providências serem tomadas a partir do primeiro atendimento.

O último boletim divulgado pela Sesapi apresentava 2.964 notificações de dengue em todo o Estado. De acordo com os levantamentos da Vigilância Epidemiológica, em abril de 2010 o Piauí possuía 2.399 notificações da doença.

Em 2011, os municípios mais atingidos pela dengue são Teresina, com 1004 registros; Piripiri, 622, e Matias Olímpio, 173 notificações. Os municípios de Avelino Lopes (58), Pedro II (61), Piracuruca (58) e Luis Correia, com 83 casos, não ampliaram as notificações na última semana. No entanto, a cidade de Parnaíba cujo número permanecia estável, saltou para 127 casos registrados.

A Sesapi continua com equipe percorrendo os municípios mais afetados do Piauí, fazendo o trabalho de vigilância e distribuindo material informativo sobre a doença.