O Estado do Piauí passou a contar a partir desta sexta-feira (08) com uma Central de Regulação Estadual do SAMU. A inauguração aconteceu no final da manhã. O prédio fica localizado onde funcionou a Fundação Nacional de Saúde, no bairro São Raimundo, zona sudeste de Teresina. Dezenas de autoridades, dentre elas o governador Wilson Martins e a secretária estadual da Saúde, Lilian Martins, estiveram presentes.

A Central, que atenderá mais de 90 cidades, possui sistema de telefonia com números suficientes de linhas gratuitas disponíveis à população, aparelhos telefônicos, linhas diretas para envio e recebimento de FAX, e comunicação com órgãos públicos de áreas afins (Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias de Saúde, Serviços de Saúde, etc.), sistema de rádio comunicação entre ambulâncias, a base e conexões com bombeiros e demais serviços integrados, sistema de gravação contínua para o registro de todas as chamadas e do diálogo dos médicos reguladores com os solicitantes, sistema de localização de chamadas e, ainda, sistema informatizado para arquivamento dos registros, processamento dos chamados e análises estatísticas.

"Estou muito feliz. Hoje estamos quase concluindo uma etapa importante para o avanço da saúde no Piauí. Eram 74 ambulâncias, nós já entregamos 28, hoje são mais 16, na próxima semana todas as outras", disse a secretária Lilian Martins. Durante a solenidade oito cidades receberam ambulâncias.

"A proposta do SAMU é atender a urgência onde ela ocorre, pode ser no local de trabalho, residência, enfim, na via pública, em todos os lugares dos municipios que estão contemplados. A central vai saber desde o momento que ocorre a primeira dificuldade no municipio mais longe.  A central terá um médico 24h que vai orientar o atendimento. É uma porta de entrada acompanhada por profisisonais de saúde", afirmou Lilian Martins.

Para o governador Wílson Martins, a central vai garantir o transporte com segurança dos pacientes para as unidades de saúde. "Ela dá cidadadia, por que diminui o tempo que as pessoas podem estar perdendo. É uma politica pública que estamos melhorando", declarou.

De acordo com a representante do Ministério da Saúde no evento, Flávia Leite, a iniciativa de montar a central foi arrojada. "É um feito arrojado, já que são 99 municipios. Tem muito ainda a ser feito, que é habilitar todas as ambulâncias", lembra.

Hoje, o Piauí passa a ter quatro centrais do SAMU, abrangendo 109 municipios. A população coberta pelo serviço ultrapassa os 2 milhões de habitantes. "São 108 ambulâncias atendendo 69,41% da população", ressalta Flávia.

A coordenadora estadual do SAMU, Chistiane Rocha Leal, se emocionou ao falar sobre a central. "Pode ter certeza que quem precisar do SAMU encontrará uma família que trabalha sem distinção de cor, raça ou religião", falou em discurso.

A Central de Teresina é dotada de sala para regulação médica, 03 salas de aula, sala para reuniões, banheiros, 04 dormitórios, salas de coordenações, almoxarifado, sala anti-stress, refeitório, copa, sala para Tecnologia da Informação e departamento de material de limpeza.

A estruturação de uma central reguladora da atenção às urgências, de abrangência estadual, devidamente articulada com as demais centrais existentes, deve prever o acesso de duas categorias de clientela: pacientes e profissionais de saúde.

O acesso do usuário em situação de risco, diante de um caso de urgência (em domicílio, via pública ou qualquer local da área pré-estabelecida) deve ser feito por um número de acesso gratuito, nos casos de urgência de saúde ou médicas o número “192”.

Investimentos
O financiamento dos investimentos necessários para a instalação e início dos trabalhos do SAMU, no tangente à construção/adaptação de áreas para a centrais de regulação e alojamento das equipes de regulação são responsabilidade do Estado e do Governo Federal.

Foram investidos por parte do governo Federal: R$ 290.000,00 para estruturação física da central de regulação médica, aquisição de mobiliário e tecnologia da Informação.

Investimentos do Governo Estadual:
Estruturação física R$ 60.000,00

Mobiliário: R$ 106.000,00

Referente a aquisição de equipamentos de tecnologia: R$ 60.110,00
Transporte das viaturas da fábrica para o Estado: R$176.000,00 (incluindo o seguro de viagem)

Contratação de Recursos Humanos (médicos – concursados e telefonistas e rádio operadores – terceirizados)

Climatização dos ambientes: R$ 49.000,00

Receberam ambulâncias nesta sexta-feira

1.Anísio de Abreu – 01 unidade de suporte básico
2.Corrente – 05 unidades de suporte básico e 01 unidade de suporte avançado
3.Caracol – 01 unidade de suporte básico
4.Dom Inocêncio – 01 unidade de suporte básico
5.Eliseu Martins – 01 unidade de suporte básico
6.Miguel Alves – 01 unidade de suporte básico
7.Regeneração – 01 unidade de suporte básico
8.São Raimundo Nonato – 03 unidades de suporte básico e 01 unidade de suporte avançado.

Municípios que serão regulados pela Central de Regulação Estadual:

Alvorada do Gurguéia
Esperantina
Pedro II
Agua Branca

A Regulação Médica Estadual iniciará com os seguintes municípios:
Floriano- São Raimundo Nonato – Uruçuí  - Oeiras – Guadalupe – Simplício Mendes - Canto do Buriti.