A secretária de estado de Saúde, Lilian Martins, comunicou nesta segunda-feira (11), durante reunião de metas no Palácio de Karnak, o inicio do funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano. Participaram da reunião o governador Wílson Martins e os gestores das pastas na área social.

A UTI foi inaugurada na gestão passada, mas só agora pode entrar em operação. Faltava a instalação de um gerador e a contratação de um médico especialista. “Quero aqui dar uma boa notícia a todos vocês: já está funcionando a UTI de Floriano”, anunciou a secretária.

Segundo Lilian Martins, a unidade começou a funcionar na sexta-feira. “Neste domingo começou a receber pacientes”, informou.

A  UTI do Hospital Regional Tibério Nunes possui dez leitos. No local havia apenas uma semi-intensiva, que passa agora a ser intensiva com o funcionamento da nova UTI.

Segundo o diretor em organização hospitalar, Telmo Mesquita, a maioria dos leitos serão instalados no interior. Está em fase de conclusão as UTIs de Oeiras e Piripiri. Cada uma funcionará com sete leitos. “O estado tem procurado descentralizar o número de leitos de UTIs da capital para o interior”, afirma.

O Piauí possui hoje 73 leitos de UTIs. São 16 no HGV, nove no Hospital Infantil, dez no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, oito no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella e 30 na Maternidade Evangelina Rosa, entre leitos para adultos e neonatal. A maternidade possui ainda 20 UCIs, que são as Unidades de Cuidados Intermediários.

Outras Metas - De acordo com Lilian Martins, o trabalho agora é elaborar metas para o Hospital Justino Luz, em Picos. “Os médicos estão nessas metas”, ressalta.

A secretária lembrou que no mês de maio entrega a reforma de toda a parte administrativa do Hospital Getulio Vargas (HGV). “Estamos trabalhando na repactuação da municipalização agora em abril, além de consolidar a gestão estadual do pacto pela saúde em2006. Queremos ampliar para 60 o número de município”, destaca, ressaltando que a implantação da regulação do sistema de Saúde do Piauí está em pleno andamento.

Metas cumpridas – Com o funcionamento da UTI de Floriano, a Sesapi cumpre mais uma meta dentro dos 180 dias de governo, assim como a instalação da Central de Regulação do SAMU na sexta-feira. Outras metas também já foram cumpridas como a entrega da reforma do Hospital da Policia Militar, escolha de novos gestores de hospitais, entrega de ambulâncias, instalação do comitê estadual de demandas SUS para ações administrativas, dentre outras.

A secretária Lilian Martins lembrou ainda a aprovação da revisão da Programação Pactuada Integrada (PPI). “Uma nova revisão já está prevista para junho”, afirmou.