Através da coordenação de Vigilância Epidemiológica a Secretaria Estadual de Saúde está preparando os profissionais de saúde para a campanha de vacinação contra a Influenza. Durante a manhã desta segunda-feira (11), profissionais da Regional de Teresina receberam as recomendações, no auditório da Associação Piauiense de Municípios- APPM. De acordo com o cronograma, até o final dessa semana, todas as regionais estarão capacitadas para fazer a distribuição da vacina pelo Piauí.

A previsão para este ano é que quase meio milhão de pessoas sejam vacinadas em todo o Estado, totalizando pelo menos 80% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em 2011, além de idosos acima de 60 anos, os grupos prioritários incluem os trabalhadores de Saúde das unidades que fazem atendimento de urgência, povos indígenas, gestantes e crianças na faixa etária de seis meses a dois anos de idade.

Para a operacionalização da campanha, que começa no dia 25 de abril, as regionais de saúde receberam orientação quanto à distribuição da vacina e a forma de aplicação. A coordenadora estadual de vacinação, Doralice Lopes, explica que apesar do público ter aumentado, a vacina ainda não é voltada para todos os que procuram os postos. “É nossa função informar que os grupos nos quais as vacinas são direcionadas foram considerados grupos de riscos através de estudos e pesquisas. Quem compõe esse grupo está mais vulnerável ao vírus H1N1 e por isso a prioridade é imunizar”, explica a coordenadora.

Toda a capacitação dos técnicos é acompanhada também pela Diretora da Vigilância e Atenção à Saúde, Telma Evangelista, que explica os procedimentos em relação a vacina. “Não necessariamente médicos e enfermeiros, mas todos os profissionais que trabalham diretamente no atendimento de urgência, precisam ser vacinados”, declara. Dessa forma, motoristas de ambulâncias, zeladores e recepcionistas de clínicas e hospitais devem procurar o posto de vacinação a partir do dia 25 de abril.

A campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1 começa em todo o Brasil no próximo dia 25 e estende-se até o dia 13 de maio, considerando o dia 30 de abril como o “Dia D” de mobilização nacional. A meta do Ministério da Saúde é de que pelo menos 29,8 milhões de pessoas sejam vacinadas em todo o território nacional.