Duas representantes da Secretaria de Estado da Saúde participarão de um simpósio internacional da Rede Cegonha, em Brasília, nos dias 18 e 19 de abril.  Durante o evento serão discutidas as diretrizes para a implantação do projeto em todo o Brasil. Lançada mês passado pela presidente Dilma Rousseff,  a iniciativa englobará todos os projetos voltados para a saúde materno-infantil, mas também apresentará novidades. Uma das propostas é a criação da Casa da Gestante.

Segundo Soraia Albuquerque, consultora do Ministério da Saúde no Piauí, vários projetos que agora integrarão a Rede Cegonha já eram executados no Estado, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, através do Plano de Qualificação das Maternidades. “Algumas ações de humanização da maternidade, por mais simples que sejam, causam um grande efeito”, explica, informando que esses procedimentos serão adequados para a Rede.

Soraia conta que além da Casa da Gestante, a implantação total da Rede Cegonha no país deverá trazer benefícios como a criação de centros de alta complexidade e locais de acolhimento para os parentes. “Durante o simpósio será discutida a execução total do plano, inclusive com as propostas orçamentárias”, informa, reiterando que até o momento não existem valores concretos destinados a nenhum estado para a implantação da Rede Cegonha.

No evento, o Piauí será representado pela Gerente de Atenção a Saúde da Sesapi, Rosa Milanes, e Soraia Albuquerque.