O Seminário Territorial para Monitoramento dos Indicadores de Saúde 2010 e Ajuste de Metas para 2011 reuniu cerca de 150 secretários municipais e técnicos de saúde no auditório da Escola Fazendária, na manhã de hoje (12). Os gestores representam municípios dos Territórios Entre Rios e Carnaubais. O evento vai até amanhã (13).

Nos próximos dias, 14 e 15 de Abril, o Seminário vai ser direcionado aos municípios do Território da Planície Litorânea. Todos os Territórios devem receber o seminário até o dia 4 de maio.

O seminário levou a discussão junto aos municípios do conjunto de ações de vigilância em saúde, que tem como exemplos, o controle de endemias, cumprimento de metas vacinais, saúde da mulher e redução de mortalidade infantil.  Também foram abordados os resultados dessas ações, através dos indicadores da Atenção Básica, indicando que impacto o Programa de Ações levou aos municípios.

Na oportunidade, técnicos da saúde aproveitaram para explicar sobre o termo de pactuação que os municípios devem assinar após a apresentação de seus indicadores e o ajuste de novas metas, firmando o Pacto pela Vida para 2011.

“O Seminário é importante para tirarmos algumas dúvidas acerca dos procedimentos e das ações de vigilância em saúde. Com o Pacto Pela Vida ano de 2010, conseguimos aumentar a nossa cobertura vacinal para 90%, o que corresponde a um avanço em termos de vacinação para o município. O desafio deste ano é aumentar os exames de prevenção para mulheres realizados na Atenção Básica. Neste caso é preciso novas estratégias, porque ainda há resistência da parte de algumas pessoas,” disse Francisca Alves, secretária municipal de saúde de São Gonçalo do Piauí.

Segundo Inácio Pereira, coordenador de vigilância ambiental, todo ano o seminário é realizado para saber os resultados obtidos por cada município.

“No caso de não cumprimento, procuramos ouvir as justificativas e analisar as condições, vendo o que é necessário para o cumprimento das metas. Além disso, revisamos a pactuação assinada pelos municípios no ano passado, ajustamos novas metas para eles e então renovamos o compromisso,” afirmou.