Os medicamentos que estavam com distribuição atrasada há mais de seis meses, já estão disponíveis na Assistência Farmacêutica do Piauí. São eles: Galantamina (para tratamento do mal de alzheimer), Hidroxiuréia (anemia falciforme) e Sildenafila (hipertensão pulmonar).

De acordo com a gerente da Assistência Farmacêutica no Estado, Natália Aires, o atraso ocorreu devido a problemas burocráticos com a empresa contratada. “Houve um atraso por parte da logística da distribuidora contratada. Mas, nós tomamos as providências e ficamos monitorando. Quando finalmente os medicamentos chegaram, fizemos a distribuição aos pacientes,” afirma.

Os medicamentos chegaram na última sexta-feira (08) e muito pacientes já foram contemplados. “Muitos já tinham nos procurado a respeito desses medicamentos. Nós agendamos a entrega e assim que os fármacos chegaram, nós entramos em contato e fizemos a entrega. Todos os casos mais urgentes já receberam,” declara a diretora.

A previsão é que esses medicamentos beneficiem cerca de duas mil pessoas. Pacientes diagnosticados com hipertensão Pulmonar, Mal de Alzheimer e Anemia Falciforme que desejam receber, devem procurar a Assistência Farmacêutica, localizada na Rua 24 de Janeiro, centro norte de Teresina.

Farmácia popular do Mocambinho

A farmácia popular do bairro mocambinho encontra-se fechada para reforma. De acordo com a diretora estadual da Assistência Farmacêutica, a medida foi tomada por recomendação da engenharia estadual e nenhum medicamento está em falta. “A equipe de engenharia estadual fez uma vistoria nas instalações físicas e detectou que o prédio corre risco de desabamento. Então, para evitar acidentes com os funcionários e os que procuram a farmácia, optamos pelo fechamento. Todos os medicamentos encontram-se na farmácia, guardados em uma sala ainda em condições de recebê-los”, afirma.

A diretora garante que o processo de licitação para reforma já foi realizado e que em breve a farmácia voltará às atividades.