Dar mais agilidade no atendimento de urgência. Esse é o principal objetivo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).  A secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, fará a entrega de mais 20 ambulâncias para as cidades de Canto do Buriti, Bom Jesus, Gilbués, Oeiras e Santa Filomena.

A entrega das ambulâncias será feita no Palácio de Karnak nesta sexta-feira (15). A solenidade contará com a presença do governador Wilson Martins e dos prefeitos dos municípios beneficiados. De acordo com a Coordenadora estadual do Samu, Christianne Leal, os novos veículos ajudarão no atendimento das cidades com base e dos municípios circunvizinhos.

“Além do atendimento móvel, o Samu está pronto para atender a população através do 192, nossos profissionais estão capacitados para cuidar da população pelo telefone e durante as ocorrências. Com essas ambulâncias será possível expandir o atendimento em todo o interior do Estado”, destaca.

A partir da entrega aos prefeitos, as ambulâncias já estarão disponíveis para atuar nas suas respectivas cidades. Os veículos possuem duas categorias: Unidade de Suporte Básico e Unidade de Suporte Avançado.

Alem das ambulâncias, a Central de Regulação do Samu Estadual também oferece a população mais rapidez e qualidade no atendimento. Ela atua monitorando 91 municípios através de médicos, enfermeiros, condutores e rádio-operadores.

De acordo com a Coordenadora estadual do Samu, todos os profissionais, desde o condutor até o radio-operador estão aptos para realizar os procedimentos médicos quando solicitados. “Estamos colocando mais veículos nas ruas para melhor atender a população, porém a parte humana é outro pilar fundamental para o funcionamento do samu. Somos ‘samuzeiros’ de coração e por isso todos têm cursos de primeiros socorros, reforçando o atendimento dos pacientes e todo o Estado”, pontuou.

Com a entrega de mais ambulâncias na sexta-feira, a Sesapi encerra a entrega dos 74 veículos que estavam no pátio do Cefap aguardando a adequação dos municípios as exigências do Ministério da Saúde.