A secretaria Estadual de Saúde, por meio da Coordenação de DST e Aids, está finalizando o cronograma da I Oficina de Controle social da Aids. O evento acontece paralelamente a capacitação de ONGs para a elaboração de projetos da sociedade civil voltados a populações vulneráveis.
 
O evento acontece nos dias 12 e 13 de maio na Escola Fazendária e contará com a presença de membros do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde.
 
De acordo com Karina Amorim, coordenadora de DT- da Sesapi, a participação no evento das entidades, órgãos públicos e da sociedade civil vai possibilitar uma melhor qualificação na elaboração de propostas para os próximos editais na luta contra a doença.
 
“Queremos chamar atenção das entidades para a importância de criar projetos bem elaborados. Para participar dos editais é preciso ter propostas bem trabalhadas. Só assim essas organizações ganharão mais recursos, passarão a ser parceiras do Estado e estarão contribuindo a nível estadual e nacional na luta contra a Aids”, destacou.
 
Os recursos fazem parte da Política de Incentivo do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, e tem como principal objetivo apoiar a execução de projetos direcionados à população vulnerável e fortalecer a parceria dos programas nacional e estadual com a sociedade civil.
 
Para que organizações da sociedade civil participem do edital é preciso ter pelo menos 1 ano de existência, trabalhar com populações do Piauí, ser caracterizado com organização não governamental sem fins lucrativos e ter regularizado sua situação cadastral.
 
A coordenadora ressalta que a Oficina será totalmente grátis e aberta a sociedade em geral. “Para quem tiver dificuldade em fazer um projeto para concorrer no edital, poderá comparecer a esta capacitação que estaremos oferecendo no período de 12 a 13 de maio. Na oportunidade ministraremos um curso de capacitação para elaboração de projetos voltados aos interessados no assunto”, reforça.
 
Para maiores informações sobre o edital e as inscrições para a capacitação, os interessados poderão consultar a Coordenação Estadual de DST e Aids, que fica localizada no prédio do Centro Administrativo- na Secretaria Estadual de Saúde e ainda contatar o telefone: (86) 3216-8081.
 
Por Adrianno Magno