Após a solenidade de comemoração aos 70 anos do Hospital Getulio Vargas, na última terça-feira (03), a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, visitou o Hospital Areolino de Abreu (HAA), referência em atendimento a pacientes com dificuldades mentais.

Acompanhada da diretora geral, Maria das Graças, e dos diretores clínicos de psiquiatria, Samuel Rego, Carlos Alberto, Edwirton Gomes Freitas, a secretária visitou os espaços do hospital e elogiou a administração do HAA. “Estou muito admirada com o trabalho que é realizado aqui, apesar de todas as dificuldades, a equipe consegue realizar um excelente trabalho e manter o hospital muito bem organizado. Estão todos de parabéns”, declara.

Na ocasião, a secretária avaliou o ambiente e certificou que o local pode ser utilizado para implantação do espaço para tratamento de pacientes viciados em álcool e drogas. “Temos recomendações do Ministério da Saúde para que o projeto seja implantado ainda esse ano. E, conforme apresentamos ao governo do Estado, vamos cumprir ainda esse semestre, dentro das metas dos 180 dias, a implantação desse espaço” garante.

O projeto transfere o Centro de Apoio Psicossocial Infanto-juvenil (Capesi) que atualmente funciona em um anexo, para dentro do próprio HAA, tornando o Capesi um espaço aberto para implantação dos leitos para tratamento de álcool e drogas. A diretora do HAA reforça essa idéia. “Nós conversamos com todos os gestores do Areolino e chegamos a essa conclusão, assim utilizaremos todos os espaços do hospital e implantaremos a clínica sem muitos transtornos principalmente em relação a custos”, afirma.

A secretária Lilian Martins comprometeu-se em encaminhar a equipe de engenharia e gestão para avaliação do projeto. A previsão é de que até o meio do ano, o Piauí já conte com um espaço disponível para o tratamento de pacientes com problemas causados por álcool e drogas.