As operadoras de telefonia com atuação no Piauí entraram na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. As empresas estão usando a tecnologia para disseminar informações sobre como se prevenir da dengue. São mensagens via SMS, nas faturas dos serviços e até cartões telefônicos que dão dicas de como evitar a doença.

Nesta quinta-feira (05) uma equipe de diretores da OI visitou a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, para mostrar o resultado final de sua campanha. Antes, eles elogiaram a iniciativa da gestora em mobilizar as empresas para ajudar no combate à dengue.

“Nós fizemos a impressão de 300 mil cartões telefônicos, aqueles usados nos orelhões, com a estampa de combate à dengue e no verso as informações de como o cidadão deve proceder para evitar a doença”, afirmou José Soares, representante institucional da empresa no Piauí.

Acompanharam o diretor, Agostinho Paiva, analista de relações institucionais; Paulo Roberto Martins, executivo de negócios responsável pelo gerenciamento da conta do Governo do Estado e Ana Caroline Arruda, gerente de projetos para o Governo do Piauí.

“Na conta telefônica vem uma mensagem falando da dengue e também estamos enviando SMS, os populares torpedos”, informou José Soares.

Segundo o diretor, o número de usuários de telefone celular no Brasil é espantoso: são 25 milhões de aparelhos a mais que o total de habitantes. “Todos estão conectados de uma maneira ou de outra. Lançar uma campanha utilizando estes meios talvez seja a maneira mais efetiva de divulgar essas informações”, reforça.

A secretária Lilian Martins aproveitou para reforçar o alerta contra a dengue. Já são mais de 5 mil notificações no Piauí. “É nesse período, quando as chuvas estão terminando, que aumenta o número de casos. Precisamos ter muito cuidado e não relaxar na prevenção. Eu sempre digo que ao sentir febres e dor no corpo, a pessoa deve procurar logo um posto de saúde”, afirmou.

A operadora Vivo também tem contribuído e exibindo vídeos institucionais do combate à dengue em suas lojas e também realizou duas etapas de envio de SMS para seus clientes. A empresa ainda inseriu mensagens nas contas de telefone e planeja outras ações de marketing voltada ao público interno.

A Claro Piauí enviou mensagens de combate ao mosquito para todos os celulares de sua base no Estado. As ações da empresa aconteceram ainda em fevereiro.