O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglezias Brandão de Oliveira, recebeu hoje (06) a visita da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina. Na ocasião,  Iglezias explicou o funcionamento do HGV,  que hoje atende somente casos de alta complexidade e que só no mês de abril realizou 600 cirurgias desse nível.  Estavam presentes os vereadores Teresa Brito (PV), R. Silva(PP), Luis Lobão(PMDB) e Roney Lustosa(DEM).

“A população precisa entender que o HGV hoje não trabalha com urgência e emergência. Toda nossa equipe de urgência foi disponibilizada para o Hospital de Urgência de Teresina - HUT. O perfil do HGV mudou, passou a atender pacientes de alta complexidade referenciados por outras Unidades. Somente do HUT, nos primeiros meses de 2011, recebemos 723 pacientes”, esclareceu.

Segundo ele, a taxa de ocupação do HGV, em algumas clínicas como a ortopedia chega a 94%. “O mais interessante é que a clínica que mais realiza cirurgias, como é o caso da oftalmologia, é a que possui menor taxa de ocupação, devido aos avanços da tecnologia utilizada nesse tipo de cirurgia, que não requer mais que o paciente permaneça internado”, revelou.

Em relação à conclusão da reforma geral do hospital, Iglezias explicou que a previsão é que até o final de 2011 as obras sejam finalizadas. “A secretária de saúde, Lílian Martins,  já esteve visitando as obras e dando total apoio para que sejam executadas”, reiterou. Iglezias disse que 70% do projeto já foram concluídos  e que até o final do ano serão concluídas a ampliação do centro cirúrgico e o centro de diagnóstico por imagem, que funcionará no espaço do antigo Serviço de Pronto-Socorro.

A Comissão de Saúde percorreu os corredores do Hospital acompanhados pela diretora administrativa, Cássia Barradas, e a gerente de enfermagem, Luciane Formiga.