Até o momento, quase 26 mil pessoas compareceram aos postos de saúde para receber a vacina contra três tipos de gripe. Em números exatos, foram 225 mil e 884 doses notificadas. A meta do Estado é que quase meio milhão de pessoas sejam vacinadas até o próximo dia 13 de maio.

No último sábado (30), foi realizado o dia D de vacinação, para estimular a procura aos postos. De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes, os municípios de Barreiras do Piauí e Cocal ainda não enviaram as informações relativas à quantidade de pessoas vacinadas, mas acredita que esse número deva aumentar. “Estamos a menos de dez dias do encerramento da campanha de vacinação, espero que na reta final a procura pela vacina seja maior”, declara.

As vacinas foram distribuídas para todas as Regionais de Saúde, contemplando os 224 municípios do Estado. Idosos, população indígena, gestantes e crianças de seis meses a dois anos de idade devem procurar os postos de saúde do seu município para receber a dose da vacina. Além dos profissionais envolvidos diretamente com Serviço de Atenção à Saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, motoristas e recepcionistas dos setores públicos e privados.

A vacina protege contra três diferentes vírus de gripe: a Influenza H3N3 e Influenza B, mais identificados na gripe comum, além da Influenza H1N1 e é oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde.