A Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, realizará nos dias 10 e 11 de maio a III Oficina com Instituições de Longa Permanência para Idosos, popularmente conhecidas como asilo.  A oficina contribuirá para a elaboração do Plano de Atenção à Saúde dessas instituições.

A Vila do Ancião, Abrigo São Lucas, Casa Frederico Ozanan e Casa São José, de Teresina, além do Abrigo São José, de Picos, confirmaram presença na oficina, que acontecerá na Escola Fazendária. Além dessas, as secretarias de Saúde dos municípios e demais parceiros da Rede de Atenção ao Idoso, como Ministério Público, Defensoria Publica e instituições de ensino superior também foram convidados.

De acordo com a coordenadora de atenção a saúde do idoso, Vanessa Veloso, um grande numero de participantes é aguardado. “Nós enviamos convite a todas as instituições que trabalham com atenção à saúde do idoso e esperamos que todos participem desse plano de elaboração para atenção à saúde do idoso”, salienta. O evento é uma parceria da secretaria de saúde e as organizações não governamentais.

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS) são instituições de caráter residencial destinadas a domicílio coletivo de pessoas acima de 60 anos. Conforme preconiza a legislação, estas instituições devem propiciar o exercício dos direitos humanos de seus residentes, destacando-se dente eles o direito à saúde. Dessa forma, a Sesapi executa sua responsabilidade de articular, fomentar e monitorar as ações de saúde da pessoa idosa.