Samu prepara profissionais para fazer atendimento de infartados

Tudo pronto para a capacitação em Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que será oferecida aos profissionais que atuam no Samu (Serviço Atendimento Móvel de Urgência). A oficina acontece nos próximos dias 11 e 12 de maio, na Central de Regulação, no bairro Itararé, Zona sudeste de Teresina e é direcionada a Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e coordenadores do Samu.

De acordo com a coordenadora geral do Samu, Christianne Rocha Leal, todas as etapas de organização do evento estão sendo cumpridas. Christianne adianta que o encontro será uma oportunidade para os profissionais se qualificarem,  já que os palestrantes possuem muita experiência no assunto.

“Esperamos receber vários ‘samuzeiros’ para esta capacitação. Iremos receber dois cardiologistas especialistas em Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que com certeza repassarão técnicas e ensinamentos de grande valia para dar mais qualidade no nosso atendimento”, ressaltou.

Ao todo, duas turmas, cada uma com 30 profissionais, deverão participar do curso, organizado pela Coordenação Geral do Samu, Secretaria estadual de Saúde (Sesapi) e o laboratório Boehringer-Ingelheim do Brasil.

A capacitação será ministrada pelos médicos cardiologistas João Moraes (Juca Bala), de Recife (PE) e Dr. Ivan Paiva, da Coordenação do SAMU Salvador (BA).

DOENÇAS CARDIOVASCULARES- Segundo a coordenadora Geral do Samu, Christianne Rocha Leal, o curso serve também para capacitar os profissionais no atendimento nas urgências cardiovasculares, uma das principais causas de óbitos na população do Estado.

“O curso servirá para os nossos profissionais se atualizarem no uso de drogas de última geração no tratamento do IAM. Pretendemos dar mais praticidade e qualidade nestas ocorrências, por isso este curso chega em boa hora para nosso Estado”, frisou.

As aulas, que serão teóricas e práticas, têm por objetivo melhorar a organização e a capacitação das equipes multidisciplinares envolvidas diretamente no atendimento de pacientes infartados.

Por Adrianno Magno